Geral

Inscrições para Concurso Público de Santa Cruz devem abrir em novembro

Publicado em: 17 de outubro de 2019 às 10:32 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 16:40
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Provas devem ser realizadas em dois dias, entre o final de dezembro e a primeira semana de fevereiro

    A empresa cearense Consulpam deve entregar até o final da próxima semana a minuta do edital do Concurso Público de Santa Cruz do Sul. Esse é um dos últimos passos antes da abertura das inscrições. Até lá, a prefeitura ainda vai revisar o documento para posterior publicação do edital.

    Conforme o secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, o processo é complexo e exige muito cuidado em função da grande quantidade de vagas e demandas de cada cargo. O objetivo é concluir e lançar o edital até o fim de outubro e abrir o período de inscrições em novembro. "No mês que vem deveremos abrir as inscrições. A ideia é que o período seja estendido por 20 dias, já que deveremos ter um número histórico de inscrições", comenta. A estimativa é de que mais de 16 mil pessoas se inscrevam para o certame. 

    Ainda conforme Azevedo, as provas devem ser realizadas entre o final de dezembro e a primeira semana de fevereiro, em dois diferentes dias. "Deveremos optar por algumas provas no sábado e outras no domingo. A princípio nível fundamental no sábado e os demais no domingo. Mas é algo que estamos avaliando", disse.

    Ao todo serão 285 vagas para 101 cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 1.220,85 e R$ 13.032,52.

    O concurso

    Pela primeira vez nos concursos públicos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em virtude da Lei nº 8181, a chamada lei das cotas raciais, sancionada pelo prefeito Telmo em abril deste ano, 20 por cento das vagas serão reservadas para pessoas negras. Outros 10 por cento serão preenchidos por pessoas com deficiência. Também para o cargo de guarda municipal está previsto um percentual de 20 por cento para pessoas do sexo feminino. 

    O concurso público terá validade de dois anos – a contar da sua homologação – podendo ser prorrogado por igual período. Este ano, candidatos poderão se valer de uma lei municipal que prevê isenção de taxa de inscrição – mediante comprovação – para doadores de medula óssea.