Geral

Arte, tradição e fé é o tema da Oktoberfest 2017

16 de outubro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto e Four Comunicação
  • Foto: ArautoFM/Maiquel Thessing
    compartilhe essa matéria

    33ª edição da Festa da Alegria ocorre de 4 a 15 de outubro no próximo ano

    A Festa da Alegria acabou. Mas a organização para a próxima edição começa agora. Em solenidade de encerramento na noite deste domingo (16), o anúncio da próxima Festa ocorreu: O tema da Oktoberfest 2017 vai ser Arte, tradição e Fé e o evento ocorre do dia 4 a 15 de outubro de 2017. Considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul, a Oktoberfest 2016 ocorreu de 5 a 16 de outubro, com o tema Saberes e Sabores da Tradição Alemã. 

    De acordo com os professores Nestor Raschen e Mártin Brackmann Goldmeyer, responsáveis pela pesquisa do tema, a proposta será de destacar grupos e personalidades artísticas que contribuíram para o desenvolvimento cultural de comunidade nas mais diversas áreas artísticas como nas artes plásticas, no teatro, na música, na dança e nos conjuntos instrumentais.

    A solenidade de encerramento contou com a presença das soberanas da 32ª Oktoberfest – Rainha Cíntia Regert e Princesas Ana Carolina Lau e Aíscha Garcia Schlittler – , dos bonecos Fritz, Frida, Max e Milli, dos integrantes da Coordenação Executiva, autoridades e comunidade. A animação do encerramento ficou por conta da aclamada banda Os Atuais, que é sinônimo de alegria e animação nos bailes da Oktoberfest.

    Tema

    A riqueza cultural do povo de Santa Cruz do Sul foi e é expressada em várias linguagens da arte, destacando-se a dança, a música, as artes plásticas e o teatro. Os antepassados foram responsáveis pela criação de várias sociedades e grupos de cunho artístico. Neste sentido, pode-se destacar as sociedades de canto, grupos de músicas, dança e teatro – alguns inclusive itinerantes -, além de diversas iniciativas de artes plásticas ou artesanais, como de pintura e bordados.

    Além disso, 2017 também é um ano especial para boa parte dos descendentes alemães que festejarão os 500 anos da Reforma Luterana. Este aspecto também será abordado, justamente pela sua relevância histórica e cultural, e será mostrado por destaques de templos antigos e heranças diversas oriundas desse acontecimento histórico. Dessa maneira, através da temática Arte, Tradição e Fé, a 33ª Oktoberfest pretende novamente destacar e valorizar a herança cultural de antepassados.

    Confira o depoimento do Presidente da Festa Adilson Schuenke: