O programa é pioneiro no Brasil, atuando desde 2003 no Rio Grande do Sul
Melhorar o bem-estar de crianças a partir da formação de hábitos saudáveis é o objetivo do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, que atua na região através do Sesc Venâncio Aires, em parceria com as Prefeituras Municipais. Para 2017, o projeto planeja atender 10 mil estudantes da rede pública de escolas de educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, a meta é envolver alunos de municípios da região a fim de atingir a meta estipulada.
Na última terça-feira (13), a equipe do Sesc reuniu-se com o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e os secretários de Educação, Émerson Elói Henrique, e de Saúde, Celso Artus, para renovarem a parceria para o ano que vem. O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro já vem planejando um cronograma de atendimento para a região e agora conta com mais um técnico em saúde bucal para auxiliar nos atendimentos. Somente na rede de saúde municipal da Capital do Chimarrão, atuam 14 dentistas e 4 auxiliares.
“Para muitas crianças esta é a única escovação do dia. A nossa meta é aumentar o número de escovações e diminuir o número de extrações”, destaca a coordenadora de saúde da Prefeitura, Daniela Beatriz Diel Bohn. Para o secretário Celso Artus, a escovação precisa fazer parte da rotina das crianças e contamos com o respaldo da secretaria de Educação para que apoie esta iniciativa e “nos ajude a aumentar o número de escovações”, ressalta Artus.
Para a compra de 10 mil kits de higiene bucal, destinada a crianças de 4 a 10 anos, serão investidos R$ 35 mil. Além de Venâncio, que reúne aproximadamente 4 mil crianças, o programa envolve as cidades de Mato Leitão, Paverama, Taquari, Vale Verde, Passo do Sobrado, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão.
O programa Sesc Sorrindo Para o Futuro é pioneiro no Brasil, atuando desde 2003 no Rio Grande do Sul. Em constante inovação, o projeto vem estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar, incentivando os estudantes a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. "O programa é lindo e com resultados muito positivos para a população através da educação em saúde. Desde cedo incentivando hábitos saudáveis e todos só têm a ganhar", completa Diane.
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas aqui.
Notícias relacionadas
Valor do pedágio para carros na RSC-287 será de R$ 5 a partir desta quinta-feira
O reajuste dos valores valerá para todas as categorias de veículos
Santa Cruz terá alterações no trânsito durante a Oktoberfest; confira
Festa da Alegria será realizada de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro
Notas do CNU já estão disponíveis para consulta
Estão disponíveis para consulta as notas dos blocos 1,2,3,5,6,7, de nível superior, e 8, de nível médio
Médica mastologista destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Segundo Leisa, cuidados com a alimentação e prática de exercícios são fundamentais na prevenção da doença