Geral

Venâncio Aires registra primeira morte por dengue

Publicado em: 15 de junho de 2024 às 07:00
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • CASOS DE DENGUE DEVEM TER QUEDA |Foto: Pixabay
    compartilhe essa matéria

    Outro caso está sob investigação por parte do Hospital São Sebastião Mártir

    Venâncio Aires, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou, nessa sexta-feira (14), a primeira morte por dengue em 2024. A informação consta no Painel de Monitoramento da Dengue do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um homem, de 79 anos, morador da área urbana que tinha comorbidades e problema pulmonar.

    Outro caso está sob investigação por parte do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), e o resultado do exame deve ser reavaliado.

    Na atualização dos casos de dengue registrados na Semana Epidemiológica os dados mostram que são 2,162 casos positivos, 328 negativos e 17 em análise.

    Leia também

    A orientação é de que seja procurado um serviço de saúde. Os sintomas clássicos da enfermidade são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, diarreia, dor de cabeça ou ao redor dos olhos e dores musculares e nas articulações.

    Porém, o paciente pode entrar na chamada fase crítica após três a sete dias do início dos sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A dengue é uma doença dinâmica e pode evoluir rapidamente de uma fase para outra.

    Vacinação contra a dengue

    Inicia na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue. O público-alvo é crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, e aos sábados das 8h às 12h.

    O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, munidos de documento com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS.