Cobertura Especial

Defesa Civil estima que nível do Rio Pardinho chegou próximo dos nove metros no Bairro Várzea

15 de maio de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Pedro Thessing e Eduardo Wachholtz
  • Foto: David Miguel
    compartilhe essa matéria

    A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas semanas é a maior já registrada na história do estado. Em Santa Cruz do Sul, a Defesa Civil estima que o nível do Rio Pardinho chegou próximo dos nove metros no Bairro Várzea. Contudo, o número ainda não é oficial e pode sofrer alteração pois o nível de transbordo – quando sai do leito – é de 7,60 metros.

    Leia também: Obras na BR-471 exigem atenção redobrada dos motoristas em Santa Cruz

    Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, que também responde pela Defesa Civil, as equipes estão realizando o mapeamento dos pontos atingidos para elaborar a curva de nível e confirmar, de forma oficial, a altura que a água chegou. “A partir disso, faremos uma nova régua para monitorar o nível de cada enchente”, disse.

    O coordenador revelou também que 95% das residências do Bairro Várzea foram atingidas de forma direta pela água. Ele ainda afirmou que 100% da comunidade foi afetada, pois a enchente causou falta de luz, água e acesso aos moradores do bairro. “Foi uma enxurrada, subiu muito rápido e abrangeu toda aquela área que antes nem era alcançada, cobrindo de água”, colocou.

    Relembre: VÍDEO: Móveis nas ruas mostram prejuízos causados pela enchente no Bairro Várzea

    Vídeos curtos