Região

UFSM lança projeto para memorial às vítimas da tragédia na boate Kiss

Publicado em: 15 de março de 2018 às 09:18 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:47
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Comunicação da Reitoria da UFSM
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    No entorno, o plano prevê a plantação de 242 espécies de árvores

    Desde abril de 2017, uma comissão composta por servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e por dirigentes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) planeja um espaço de homenagens para as vítimas da tragédia na boate Kiss dentro do campus sede, principalmente dedicado aos estudantes da Universidade. Um projeto arquitetônico preliminar foi apresentado em dezembro por um grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, vinculados ao Laboratório de Paisagismo e Arquitetura, coordenado pelo professor Luis Guilherme Pippi, integrante da Comissão UFSM Pró-Memorial às Vítimas da Boate Kiss. A pedra fundamental do Memorial da Vida será lançada no dia 27 de março.

    O professor Luis Guilherme Pippi informa que foi apresentada uma ideia inicial e a partir desta serão organizados o anteprojeto e o projeto executivo do Memorial. O projeto preliminar prevê uma passarela rodeada por um espelho d’água com 242 esguichos que dá acesso a um prédio com hall para exposições e salas multimídia. A edificação conta com um terraço-jardim que funcionará como mirante para os morros da cidade, áreas verdes do campus e o Centro de Convenções. O prédio, todo idealizado em vidro para estimular o contato com a natureza, ainda dará acesso a um monumento em formato de coração em meio a outro espelho d’água. No entorno, o projeto prevê a plantação de 242 espécies de árvores que florescerão em tempos distintos durante todas as estações do ano, e uma espécie de arquibancada ao ar livre com platôs para descanso e contemplação.

    O espaço foi inspirado em parques como Paley Park, em Nova York, Memorial do Vietnã, em Washington, e Museu das Missões, em São Miguel das Missões. De acordo com o grupo idealizador, a ideia do projeto é garantir um espaço que celebre a vida, sendo refúgio para contemplação, tranquilidade e contato com a natureza. O hall de exposições e as salas multimídia poderão ser utilizadas pelo público, mas também abrigarão memórias das vítimas, pois o objetivo maior do espaço é homenagear as pessoas, uma vez que no local da boate será construído um memorial sobre a tragédia.

    Serviço:

    O quê: Inauguração da pedra fundamental do Memorial da Vida

    Quando: terça-feira, dia 27/03

    Onde: próximo ao Centro de Convenções – Campus sede da UFSM