Região

Sinimbu revisa esquema vacinal da comunidade

Publicado em: 15 de fevereiro de 2017 às 13:07 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:19
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Reprodução/Internet
    compartilhe essa matéria

    Medida é necessária devido ao surto da Febre Amarela em várias regiões do país

    A comunidade atendida pela ESF – Estratégia de Saúde da Família – de Pinhal Santo Antônio deve procurar o posto para a conferência da carteira de vacinação. É o que pedem as enfermeiras e responsáveis pela ESF, para prevenir a Febre Amarela.

    Como nem todas as localidades atendidas pela ESF estão com o acompanhamento de agentes de saúde, a população deve levar a sua carteirinha para o posto. Porém, não precisa ser de forma individual. Uma pessoa da família pode levar a carteirinha dos demais para a conferência. Aqueles que não estiverem com o esquema vacinal em dia serão avisados para comparecer ao posto e fazer as vacinas necessárias.

    Conforme a equipe de enfermagem da ESF, a medida é necessária devido ao surto da Febre Amarela em várias regiões do país. A equipe lembra ainda que, aqueles que souberem que precisam fazer alguma vacina, principalmente a da Febre Amarela, devem procurar a ESF.

    Demais postos

    No Posto de Saúde Central, Posto de Saúde de Linha Almeida e na ESF de Rio Pequeno, a vacinação contra a Febre Amarela também está sendo feita. Conforme a enfermeira Kellen Nunes Rodrigues, devido à situação epidemiológica da Febre Amarela no Brasil a Secretaria de Saúde de Sinimbu orienta que se faça a atualização do calendário vacinal. “Para isso é necessário que o paciente compareça com sua carteira de vacinas. Salientamos que a prioridade de vacinação é das pessoas que residem em área rural ou executem atividades neste local, além dos viajantes que irão se deslocar para as áreas endêmicas ou com circulação comprovada da Febre Amarela”, reitera.

    Dessa forma, a equipe da Secretaria de Saúde, em conjunto com os agentes comunitários do município, está realizando um monitoramento da Cobertura Vacinal. Isso significa que os agentes estão visitando os domicílios e verificando se as pessoas estão com sua vacina da Febre Amarela em dia. Os que não estão, são orientados a ir no Posto de Saúde mais próximo de sua casa e realizar a vacina.