Geral

Rio Pardinho se organiza para a primeira edição da Festa da Imigração Alemã

12 de dezembro de 2019
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Aturvarp
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorrerá em 2020, com diversas atrações. Confira o que é planejado pelo distrito

    Os moradores de Santa Cruz do Sul terão mais um evento para cultivar as tradições e a cultura germânica do município. Lideranças do Distrito de Rio Pardinho organizam a primeira edição da Festa da Imigração Alemã, que ocorrerá em 22 de novembro de 2020, data do aniversário da imigração na localidade. Nos outros anos, a ideia é sempre realizar o evento no domingo mais próximo. 

    Segundo o pastor André Luiz Martin, a ideia é iniciar a festa com uma celebração na Igreja Imigrante, construção de 1866 e considerada a mais antiga Igreja Evangélica do Estado, com torre. De lá, os participantes sairão em desfile alegórico pela RSC-471, em direção ao salão da Comunidade Evangélica, onde o restante da programação ocorrerá.

    No desfile, o foco de 2020 será a educação, um dos pontos mais importantes para os alemães, ao lado da religiosidade. A pergunta "Como eram as vidas escolares?" dará o foco para a organização do evento, que conta com o apoio da prefeitura. 

    As comidas típicas também terão vez e devem ser destaque no almoço do evento. Conforme o pastor, os organizadores pensam em acrescentar no cardápio o hackbraten, ou rolo de carne, e também a nuca de porco. Durante a tarde, jogos germânicos vão animar a festa, além da reunião dançante.

    No final de março, os santa-cruzenses devem ter acesso a programação completa da festa, que é organizada por lideranças das localidades de Ponte Rio Pardinho, Rio Pardinho e Travessão Dona Josefa. "Será um evento para Santa Cruz do Sul. Todos são bem-vindos. Não queremos competir com outras localidades, mas queremos ajudar e contribuir com festas que valorizem a cultura alemã", destaca o pastor André. 

    Vídeos curtos