Geral

Dia D da vacinação será neste sábado em Vera Cruz

12 de abril de 2024
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jaqueline Rieck
    compartilhe essa matéria

    Vacina contra a gripe e vacinas de rotina estarão disponíveis para a comunidade nas unidades de saúde em horário especial

    O sábado, dia 13, será de Dia D da Vacinação contra a gripe no país, e em Vera Cruz as unidades de saúde estarão abertas em horário especial. A imunização será realizada no Espaço Mamãe Criança, das 8h às 15 horas, na ESF Linha Henrique D´Ávila, das 8h às 14h45min, na ESF Vila Progresso, das 8h às 14 horas, na ESF Arco-Íris das 8h às 15 horas e na ESF Rincão da Serra, das 8 horas às 16h30min. 

    De acordo com a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria de Saúde, Michele Lopes, durante o dia serão aplicadas as vacinas de rotina e também a vacina contra a influenza. Em Rincão da Serra, haverá apenas a vacina da gripe disponível, mas nas outras unidades haverá a opção de receber a dose de todas as vacinas do calendário vacinal.

    LEIA TAMBÉM: Em Vera Cruz, vacinação contra gripe vai até 31 de maio

    Até esta semana, no Município, haviam sido aplicadas 950 doses da vacina contra a gripe, sendo que o público-alvo em Vera Cruz é de cerca de 10 mil pessoas. “Esse ano a campanha da gripe iniciou mais cedo, no dia 25 de março, foi antecipada pois no ano de 2023 tivemos coberturas vacinais muito baixas, em torno de 55%. Essa baixa cobertura causou uma circulação alta de influenza no Estado, logo em meados de janeiro, com casos e internações por influenza. Portanto, a gente espera que este ano a população tenha consciência de fazer sua parte e procure as unidades para fazer a vacina”, alerta.

    O Dia D é pensado em nível nacional para gerar uma campanha de conscientização sobre a importância de realizar a vacina, mas também para possibilitar a ida às unidades no fim de semana às pessoas que trabalham durante a semana. “O Dia D da vacinação tem também o objetivo amplo de oportunizar o acesso, ao maior número da população possível, para que eles possam estar se imunizando. A vacinação possibilita a prevenção, não somente da gripe, mas de outras doenças já tidas como erradicadas e que estão retornando pela baixa busca de imunização da população nos últimos anos”, orienta a secretária de Saúde de Vera Cruz, Clair Tornquist.

    Clair salienta ainda que a vacinação possibilita a prevenção, minimiza as cargas virais das doenças, reduzindo assim os sintomas e riscos da população e, em alguns casos, até evitando óbitos. “O Dia D é sempre um alerta para manter as vacinas em dia, visto que é oportunizado aos pacientes, à população, horários diferenciados e normalmente até aos sábados, o que facilita o acesso daqueles, principalmente que, durante o horário de atendimento da secretaria não conseguem colocar em dia as suas vacinas”, finaliza.