Geral

Cemas alerta para a prevenção na Oktoberfest

11 de outubro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Até esta terça-feira (11) já foram distribuídos aproximadamente 16 mil preservativos masculinos e femininos

    A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), intensificou as ações de prevenção ao HIV/Aids, durante a realização da 32ª Oktoberfest. Cerca de 50 pessoas, entre voluntários, acadêmicos da Unisc e profissionais da área da saúde estão engajados na campanha, que ocorre anualmente.

    Enquanto durar a festa a equipe estará nas dependências do parque, realizando abordagem aos visitantes, distribuindo folders e preservativos e repassando orientações sobre como prevenir a doença. A ação acontecerá também no próximo domingo, por ocasião do desfile de carros alegóricos, ao longo da Rua Marechal Floriano.

    Até esta terça-feira (11) já foram distribuídos aproximadamente 16 mil preservativos masculinos e femininos. Em vários pontos do parque foram instalados dispensers, bem como em locais como as praças Getúlio Vargas e da Bandeira, Lago Dourado e Rodoviária. A equipe também deixa material informativo nos para-brisas dos carros. Os folhetos trazem orientações sobre quando fazer o exame anti-HIV e formas de transmissão.

    Segundo a coordenadora do Cemas, Daiana Raddatz, o número de casos de HIV positivo tem crescido muito entre jovens e pessoas da terceira idade. Por essa razão, esta segunda-feira, Dia da Maturidade Ativa na Oktoberfest, foi especial. Para ajudar nas atividades de orientação, os famosos Camisildos – mascotes da campanha, criados pelo Ministério da Saúde – circularam pelo parte interagindo com a população. Nesta terça-feira, dia do Funk na Oktober, a abordagem vai focar especialmente nos jovens.

    Vídeos curtos