Geral

Instalação gratuita de parabólica digital já pode ser agendada na região

11 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • compartilhe essa matéria

    Podem solicitar os kits as famílias inscritas no CadÚnico e que tenham parabólica tradicional instalada e funcionando em casa

    Em uma ação que vem sendo realizada em etapas desde o ano passado, a substituição gratuita das antigas parabólicas pelas digitais está disponível agora para todo Rio Grande do Sul. Nos municpíos de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Passo do Sobrado, Venâncio Aires e Mato Leitão, estão previstas 2.185 instalações de antenas parabólicas digitais. 

    Veja também: ÁUDIO: Diretora releva que adolescente desaparecido havia falado sobre interesse de fugir com colegas 

    Famílias de menor renda podem fazer o agendamento para receber o kit digital. Para ter direito ao benefício, é preciso estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena tradicional instalada e funcionando em casa. Os interessados devem acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

    Segundo a Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku),  cerca de 95 mil famílias devem ser beneficiadas ao final do processo nos 497 municípios gaúchos.

    A substituição dos equipamentos é importante porque, em breve, o sinal das parabólicas tradicionais será desligado. Os usuários que não fizerem a troca poderão perceber interferências, como chiados, chuviscos, até a perda de acesso aos canais. Isso ocorre porque a tecnologia 5G, que está sendo ativada em todo o País, é transmitida na mesma frequência da parabólica tradicional.

    Além disso, o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, salienta que “a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, além de uma programação regional, tudo de forma gratuita, como sempre foi”. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, destaca ele. 

    Vídeos curtos