Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Sandro Viana: mestre de cerimônias é conhecido pela voz marcante e o suspense nos concursos de soberanas da Oktoberfest

    10 de abril de 2024
    Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Comunicador contou momentos marcantes da carreira e sobre a condução de eventos como mestre de cerimônias

    Nos bastidores dos eventos mais emblemáticos de Santa Cruz do Sul, como os concursos das soberanas da Oktoberfest, Sandro Viana se destaca pelo talento vocal e pela habilidade em conduzir momentos de pura emoção, sendo uma das vozes mais conhecidas da região.

    Sua trajetória como mestre de cerimônias começou ainda nos tempos de estudante do Colégio Mauá, onde teve a oportunidade de apresentar concursos internos. Desde então, sua voz tornou-se parte integrante dos eventos locais, especialmente nos concursos de soberanas da maior festa alemã do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest de Santa Cruz, onde ele é conhecido por criar um suspense marcante nos momentos de anúncio das vencedoras.

    Sandro compartilhou momentos mais marcantes de sua carreira. “As pessoas me dizem que eu vou matar alguém do coração“, brinca ele. “Acho que não dá para simplesmente anunciar logo. O concurso tem toda uma magia, então tem que fazer um certo suspense, e a grande maioria das pessoas entende. Virou uma marca.”

    Mas nem só de momentos de glória se faz a história de um mestre de cerimônias. Sandro relembra com humor os desafios enfrentados, como uma vez em que precisou improvisar devido a uma falta de energia durante um concurso. “Teve uma edição do concurso que faltou luz, umas duas ou três vezes. A equipe veio até mim e disse “plano B”. Pensei pra mim: “mas qual plano B? A gente mal tem o A ensaiado”. O plano B acabou sendo eu mesmo e no fim deu tudo certo, mas são coisas que marcam“, relembra.

    Além de sua atuação como mestre de cerimônias, Sandro também teve experiências no rádio. Foi repórter em transmissões esportivas na Rádio Santa Cruz e lembrou de momentos marcantes. “Tive o prazer de entrevistar grandes treinadores, como o Ary Vidal. Adenor Bachi, o Tite, foi o primeiro treinador que entrevistei em minha primeira jornada esportiva, em um confronto entre Santa Cruz e Veranópolis“, conta Viana.

    A vivência de Sandro o ensinou a valorizar a importância do papel do comunicador em eventos. “O evento é conduzido pelo mestre de cerimônias, não é simplesmente ler um protocolo. E grande parte do sucesso do evento passa pelo bom trabalho do mestre de cerimônias“, explica ele.

    Em sua jornada profissional, Sandro não apenas se destacou como comunicador, mas também como empreendedor. Fundou a Four Comunicação ao lado da esposa Ana Cristina dos Santos, Astrid Kühn e Luciane Rodrigues (in memoriam). A empresa é referência na região com assessoria de imprensa para empresas e grandes eventos e foi a primeira do Vale do Rio Pardo no segmento.

    Deixando uma mensagem às candidatas que buscam o posto de soberanas da 39ª Oktoberfest, Sandro ressalta a importância da experiência. “Será uma convivência e experiência extraordinária“, destaca ele. “Aprende-se a falar em público, a se comportar na frente de uma câmera. É mágico e leva muita coisa pra vida.”

    A escolha das sucessoras da rainha Camila Schaefer e das princesas, Marilia Fischer e Daniela Schoeninger, que ocorre no dia 19 de maio, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, vai contar com 16 candidatas, representantes de empresas e entidades do município. Os nomes que vão disputar os postos serão conhecidos nesta sexta-feira (12).

    Veja o vídeo com a entrevista completa: