Geral

Municípios da região são contemplados com novas ambulâncias para o Samu

10 de abril de 2024
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Anúncio foi feito pelo Governo Federal e integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento

    O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, anunciou novos investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no eixo da saúde. Com isso, cerca de 19 municípios do Rio Grande do Sul vão receber 21 novas ambulâncias para o Samu 192.

    Em todo o Brasil, os investimentos vão beneficiar 12,2 milhões de pessoas com a doação de 537 novas ambulâncias e a construção de 14 novas Centrais. No caso do RS, serão doadas 21 ambulâncias para todo o Estado, sendo 15 de suporte básico e seis de suporte avançado.

    Confira mais: Wiliam Rutzen e Camila Mai abordaram saúde pela alimentação

    Conforme o Ministério da Saúde, para a seleção de propostas encaminhadas por estados e municípios, entre os principais critérios analisados estão menor percentual de cobertura do Samu na Macrorregião de Saúde e tempo-resposta na região de cobertura da Central de Regulação.

    Entre os municípios contemplados na região estão Mato Leitão, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. A coordenadora do Samu de Venâncio Aires, Patrícia Silveira, compartilhou que agora os profissionais aguardam a chegada do novo veículo, que será um reforço no trabalho diário.