A mostra ficará disponível até o dia 6 de setembro, de terças a sextas-feiras
As lembranças, itens pessoais, prêmios e diversas peças do acervo pessoal de Silverius Kist estão em exposição no Museu do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. A abertura da mostra “Silverius Kist – Além de seu tempo”, foi realizada nesta terça-feira (9), com a presença de diretores, imprensa e convidados.
A exposição resgata e conta mais sobre a vida do deputado gaúcho, que foi tão importante não só para Santa Cruz, mas também para toda a região do Vale do Rio Pardo. “Através desta exposição, queremos prestar uma homenagem ao político e ser humano que tanto se dedicou para a nossa cidade e região, sempre preocupado com as causas importantes, entre elas, a educação”, destacou o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen.
Itens como fotos, quadros, máquina de escrever, roupas, gravatas, presentes, canecos de chope, coletânea de discursos e diversas outras peças estarão em exposição. “É um acervo lindo, pois está muito bem cuidado. As peças foram entregues para o museu através de doação, boa parte pela viúva Sônia Marli Kessler Kist”, explicou a diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster.
A mostra ficará disponível até o dia 6 de setembro, de terças a sextas-feiras, das 14h às 17h. O ingresso custa R$ 5 para aposentados e estudantes e R$10 para demais visitantes. Os agendamentos de grupos devem ser feitos pelo telefone 3715 0496.
Leia também
Quem foi Silverius Kist
Ele nasceu em Trombudo, antigo distrito que hoje faz parte de Vale do Sol, em 27 de fevereiro de 1929. Era filho dos agricultores João Kist Sobrinho e Anna Kist. Faleceu no dia 9 de julho de 2012, aos 83 anos, em Santa Cruz do Sul. Silverius estudou no Colégio Marista Imaculada Conceição, em Guaporé, colando grau como professor rural, posteriormente formou-se como técnico-comercial.
Kist se destacava pelo físico avantajado, era um rapaz alto e forte. Estas características renderam muito sucesso nos esportes, onde conquistou várias láureas. O talento esportivo o levou a jogar basquete no Corinthians e vôlei na Ginástica, integrando a equipe que sagrou-se campeã estadual de voleibol.
Durante o governo de Alfredo Kliemann foi convidado para trabalhar na prefeitura, inicialmente na função de mecanógrafo, entre os anos de 1951 e 1959. Em 1960, foi nomeado assessor administrativo, a partir daí a carreira pública deslanchou, e, mais tarde, tornou-se Secretário Municipal da Administração. Também atuou nas Secretarias da Fazenda, Educação e Agricultura.
Se informe com as últimas notícias
A forte atuação logo despertou atenção para além das fronteiras regionais. Por isso, a convite do então governador Ildo Meneghetti, participou de um curso em Administração Pública, em 1966, em Berlim, na Alemanha. A dedicação dele resultou em uma bolsa de estudos concedida pelo governo da República Federal da Alemanha. Isso significou mais conhecimento e melhorias profissionais.
Silverius foi eleito vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, em 1963, ao lado do prefeito Orlando Baumhardt. Tornou-se deputado estadual entre 1966 e 1987, conquistando nada menos que cinco mandatos consecutivos. Neste período tornou-se uma das principais vozes do parlamento gaúcho, sendo referência dentro da Assembleia Legislativa, angariando respeito e admiração, inclusive entre os adversários.
Notícias relacionadas
Romaria da Terra do Rio Grande do Sul será realizada em Arroio do Meio
47ª edição do tradicional evento religioso ocorrerá em 4 de março de 2025
Encruzilhada do Sul terá intensa programação de Natal durante todo o mês de dezembro
Atividades do Natal das Encantadas irão envolver entrega de presentes no interior, show de patinação e até inauguração de pista de skate
Chegada do Papai Noel reúne cerca de cinco mil pessoal em Venâncio Aires
Comunidade prestigiou evento na Travessa São Sebastião Mártir
Encerramento do projeto Praça da Cidadania leva beleza e alegria à Praça Getúlio Vargas
Destaque ficou com duas das atrações queridinhas do público, o Show de Calouros e Concurso Boneca dos Bairros