Geral

Sindilojas realiza assembleia com lojistas para discutir abertura em domingos, feriados e Natal

8 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Nascimento MKT/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Encontro marcado para dia 19 tem como objetivo debater os temas e pré-estabelecer o calendário estendido para o funcionamento das lojas durante o mês de dezembro

    O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), realiza, no próximo dia 19 de abril, uma assembleia geral extraordinária com associados. A intenção é discutir o funcionamento e trabalho de empregados de lojas em Santa Cruz do Sul nos domingos e feriados, e ainda, deliberar pelo horário especial para o mês de dezembro de 2024. A pauta deverá ser discutida pelo sindicato patronal para após ser encaminhada ao Sindicato dos Comerciários.

    Conforme a assessoria jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg, a antecipação da negociação e acordo coletivos, no que se refere a horários especiais e dias de trabalho, tem como objetivo dissociar da convenção coletiva – que trata do reajuste salarial dos trabalhadores – estas negociações. “No ano passado ocorreu que tudo ficou próximo demais, ocasionando uma série de dúvidas e questionamentos, tanto por parte dos lojistas, quanto dos trabalhadores e do próprio consumidor. Ao exemplo que foi realizado com Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão, trouxemos esta discussão já para o primeiro semestre do ano”, justifica.

    No entanto, esclarece a advogada, neste momento, serão debatidos apenas os temas referentes a abertura do comércio, com a utilização de mão de obra de empregados em domingos e dias de feriados e para o acordo coletivo de horário estendido no mês de dezembro, com a criação do calendário de funcionamento no período que antecede o Natal. “O reajuste dos trabalhadores segue sendo negociado a partir de outubro, data-base da categoria. Esta é diferença entre a negociação feita no mês passado, com associados dos municípios e o que iremos realizar agora”, reforça.

    Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a antecipação também é vista como uma estratégia para melhorar o trabalho na época do fim do ano. Segundo ele, com o ajuste prévio e um acerto entre a entidade patronal e os empregados, o setor terá mais tranquilidade para focar em vendas e resultados no fim de ano. “Com tudo resolvido antes, a concentração do lojista e das suas equipes é no resultado, pois o Natal é a principal data do varejo. Mesmo com a entrada da Black Friday e outros tipos de liquidação, as vendas realizadas próximos ao fim do ano são sempre as mais importantes. Por isso também que estamos antecipando esta discussão para o mês de abril”, frisa o dirigente.

    A assembleia ocorre na sexta-feira, dia 19, a partir das 8h30min, em primeira convocação e às 9 horas, de maneira definitiva. O evento será realizado do Auditório do Sindilojas-VRP, na Rua Ernesto Alves, 714, Centro de Santa Cruz do Sul. Associados em dia com a entidade podem votar no processo. Empresas que ainda não são vinculadas ao Sindilojas-VRP podem fazer sua adesão até a véspera da realização da assembleia extraordinária.