Geral

Em solenidade, novos secretários são empossados em Santa Cruz; veja as mudanças

8 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Pastas de Desenvolvimento Social, Habitação e Regularização Fundiária, Cultura e Segurança e Mobilidade Urbana tiveram substituições

    A legislação eleitoral prevê que os secretários municipais que pretendem concorrer na eleição de 6 de outubro deste ano devem se desincompatibilizar de seus cargos até meio ano antes do dia da votação, portanto, nesta segunda-feira (8), a prefeitura de Santa Cruz do Sul nomeou os novos representantes de quatro secretarias.

    Leia também: Vacina contra a gripe em Santa Cruz: nova etapa da campanha inicia a partir desta segunda

    Priscila Froemming assumiu a pasta de Desenvolvimento Social no lugar de Roberta Pereira. Ela é assistente social, com formação na Unisc. Servidora concursada do município desde 2022, no cargo de Educadora Social, já atuou na Prefeitura como estagiária, e também na Coordenadoria da Mulher, Escritório da Mulher e Casa de Passagem. Na atual gestão, ocupava o cargo de Diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

    “É uma trajetória muito longa. É um momento de nunca desistir e trabalhar certo. Quero agradecer pela responsabilidade e confiança. Darei andamento e seguirei fazendo o que a gente sempre fez, cuidando das pessoas que mais precisam”, disse.

    José Claúdio Barbosa dos Santos, mais conhecido como Dinho Barbosa, é o novo secretário de Cultura no lugar de Marcelo Corá. Ele é empresário, produtor cultural, diretor artístico e coreógrafo, com 18 anos de experiência no setor cultural e na economia criativa. Possui reconhecimento internacional como Diretor do maior Festival de Danças Urbanas do Estado, que ocorre desde 2019 em Porto Alegre. Na atual gestão, ocupava o cargo de coordenador da Secretaria Municipal de Cultura.

    “Hoje temos uma cidade pulsante, cheia de energia, viva, com eventos culturais, com democratização de acesso. Fizemos muita coisa e vamos continuar fazendo”, destacou.

    Marlon Bairros da Silva assumiu a pasta de Habitação e Regularização Fundiária, que antes tinha Ângela Saraiva como titular. Ele iniciou sua carreira profissional como funcionário do Banco do Bradesco, passando pelos cargos de gerente de departamento e sub-gerente de agência. Foi administrador de empresa e entrou para o setor público em 2013, na Secretaria Municipal de Planejamento. Em 2017, passou a atuar na Secretaria de Habitação, na época comandada pela vice-prefeita Helena Hermany. Ocupava o cargo de Diretor de Habitação até a data de hoje.

    “É um desafio enorme, e eu vou seguir os trabalhos com muita satisfação e orgulho. Vamos continuar”, afirmou.

    José Joaquim Dias Barbosa é o novo nome da pasta de Segurança e Mobilidade Urbana, que antes tinha como titular José Ipê da Silva. Ele é tenente da reserva na Brigada Militar, onde atuou como comandante do 3º Pelotão, em Vera Cruz, e Analista Operacional P3, entre outras funções. Na Prefeitura, já coordenou a Guarda Municipal e a Defesa Civil. Possui curso técnico em Segurança Pública e é acadêmico do curso de graduação em Tecnologia em Segurança Pública.

    “É com grande satisfação que eu retorno novamente para Santa Cruz do Sul. Farei de tudo para que a área da segurança continue sendo como é hoje, e com o seu principal fundamento. A segurança pública é o bem maior da população, para que possa desenvolver todos os demais segmentos da sociedade”, pontuou.

    Na semana passada o secretário Wagner Machado já havia deixado o cargo de secretário da Educação, que foi assumido por Asta Neusa Tornquist. Ela é graduada em Ciências Biológicas, com pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional, e atuou como diretora de escola de educação infantil  e de ensino fundamental. Em sala de aula, foi alfabetizadora, professora de séries iniciais e ensino médio. Também atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem passagem pela Secretaria Municipal de Educação do município de Vera Cruz, onde coordenou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

    *Colaborou o jornalista Eduardo Wachholtz

    Vídeos curtos