Geral

Sustentabilidade é semeada no Vale no Dia do Meio Ambiente

Publicado em: 07 de junho de 2024 às 09:36
  • Por
    Guilherme Bender
  • Plantio ocorreu na escola e na margem de um arroio | Foto: Guilherme Bender
    compartilhe essa matéria

    Conscientização sobre a mata ciliar, cuidado aos animais e recolhimento de lixo eletrônico são os destaques do evento

    Em busca de uma sociedade mais sustentável, a Prefeitura de Vale do Sol realizou, a partir desta segunda-feira (3), a Semana do Meio Ambiente. Diversas ações ocorreram por todo munícipio, especialmentente nas escolas, onde o trabalho acerca da consciência ecológica e de sustentabilidade teve ênfase com crianças e adolescentes. Na quarta-feira (5), por exemplo, os alunos das Escola Municipal de Ensino Fundamentel São João Batista, de Formosa, no interior, plantaram mudas de árvores nativas ao redor do educandário e nas proximidades de um arroio que, com as enchentes, teve a encosta e plantas varridas pelas águas.

    Trabalho em equipe

    “A natureza tem resposta para tudo”. Desta forma, o técnico agrícola Mauro Mueller introduziu sua fala aos jovens do nono ano do ensino fundamental. De forma ditática, Mueller explicou as funções da mata ciliar em proteger os leitos de rios, casas e todo o ambiente ao redor das águas. “Precisamos de plantas nativas, plantas com raízes grandes. Pitangueiras são um ótimo exemplo. São pequenas, mas com raízes profundas, que seguram o solo”, frisou aos adolescentes. “Estive em um local onde, de um lado do arroio, não havia nada e foi completamente erodido pela cheia. Já do outro lado, onde haviam árvores propícias para mata ciliar, os danos foram muito menores”. Seguindo esta lógica, todas as mudas plantadas eram nativas, com desenvolvimento de raízes profundas e que contribuem para mata ciliar firme e concreta.

    Leia também: Cheias afetaram mais de 206 mil propriedades rurais, diz Emater-RS

    Da mesma forma. o técnico agrícola também ensinou os 15 alunos do nono ano, e outras dezenas do terceiro e primeiro ano do fundamental a como escavar o solo, aplicar o adubo e finalmente plantar a muda de árvore corretamente. Explicou como regar e cuidar nos dias e semanas seguintes do plantio.

    Uma floresta

    De acordo com a analista ambiental Graciela Pacheco, mais de 50 mudas foram plantadas na quarta. “Era um projeto para todo o Rio Grande do Sul plantar estas mudas das 9h às 11h deste do dia 5 de junho. “As chuvas cancelaram em boa parte do Estado o evento, mas mantivemos por aqui. Desta forma, as crianças veem os estragos que a natureza responde com o desmatamento e a importância das árvores. Aprendem sobre sustentabilidade. Aqui, é possível ver o que as águas e a erosão foram capazes de fazer. Muitos, inclusive, enfrentaram isso nas suas casas no mês passado”, pontuou Graciela.

    Mais ações

    Em Vale do Sol,  a Semana do Meio Ambiente contou, de segunda à quinta, com outras variadas ações voltadas à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, desde os bons tratos aos animais de estimação até mesmo a imporância da polinização.

    Nesta sexta-feira, haverá o recolhimento de lixo eletrônico em três escolas municipais pelo período da manhã – Maria Prado, Willibaldo Michel e Felipe dos Santos, das 8h às 11h30min. A ação tem continuidade à tarde, das 13h às 16h, em frente à Prefeitura Municipal.