Geral

Bancários aceitam proposta e encerram greve

6 de outubro de 2016
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Atividades nos bancos da região serão retomadas nesta sexta-feira (7)

    Após 31 dias as agências bancárias voltarão a operar normalmente na região. Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (6) na sede do Sindibancários, foi definido que a greve está encerrada e os serviços serão retomados nesta sexta-feira (7).

    O Comando Nacional dos Bancários já havia se manifestado durante a tarde de hoje, orientando os bancários a retomarem as atividades já nesta sexta-feira. A nova proposta para o Comando Nacional é um acordo de dois anos que prevê 8% de reajuste mais abono de R$3,5 mil, em 2016. No vale-alimentação o reajuste proposto é maior, de 15% e no vale-refeição e no auxílio creche/babá é de 10%. Para 2017, a Fenaban aceitou repor integralmente a inflação (INPC/IBGE) mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas.

    A greve esteve entre as mais longas da história da categoria no país. A maior foi em 1951, com 69 dias de paralisação. No Rio Grande do Sul, a greve mais extensa desde 2004 é a do Banrisul em 2013, com 42 dias de paralisação.

    As agências da Caixa Econômica Federal de Santa Cruz e Vera Cruz decidirão nesta sexta-feira (7), se retornam as atividades. Por enquantos, ambas as agências seguem em greve