Esportes

Enxadrista santa-cruzense de 9 anos recebe título de Mestre Nacional

Publicado em: 06 de março de 2024 às 17:13 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:00
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto / Guilherme Bender
    compartilhe essa matéria

    Maria Eduarda Tischler Lema Garcia começou muito jovem nos tabuleiros e aprendeu a jogar com o pai aos 4 anos de idade

    A santa-cruzense Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de 9 anos, recebeu o título de "Mestre Nacional" da Confederação Brasileira de Xadrez. A congratulação, das mais altas do esporte, veio após uma série de conquistas a nível nacional e internacional em 2023. Ela também lidera o ranking sul-americano na categoria sub-10

    O pai, Eduardo Vandré, destaca o caminho da filha para que o objetivo fosse alçado e, finalmente, conquistado. "No cenário internacional, Maria teve um desempenho inédito para um atleta brasileira de 9 anos. Além de já ter vencido de forma inédita para xadrez feminino do Brasil o sul-americano sub-8 em 2022, no ano seguinte, ela obteve resultados expressivos na categoria sub-10, mesmo um ano mais jovem – o que faz bastante diferença na preparação -, sendo vice-campeã pan-americana sub-9 (pelas três américas) e vice-campeã sul-americana sub-10.", pontuou.

    O pai está feliz por natureza. "A minha alegria é maior do que a dela. Maria é muito dedicada e o xadrez exige muito, não apenas nos treinos, como nas partidas, que podem ser extenuantes. Então, testemunhar o esforço dela sendo recompensado é algo maravilhoso", salientou. A garota, no entanto, fica contente, mas sem espanto. "Ela encara com normalidade. Isso porque, embora entenda que esse é o título máximo que a Confederação Brasileira de Xadrez outorga, o xadrez é também uma diversão, o dia-a-dia dela. Não é algo excepcional na vida da Maria. E ela sabe que o caminho para o topo (que é o título de Grande Mestre Internacional) ainda é longo.", revelou.

    Futuro

    2024 pode ser outro ano de muitas vitórias para a santa-cruzense. Isso porque, já no primeiro semestre, uma série de torneios regionais fará parte da vida da garota. Haverá competições em Porto Alegre, em março, em Santa Maria, no mês de abril e em Santa Cruz do Sul, em junho. No meio destes certames, Maria vai disputar, em maio, o Campeonato Brasileiro sub-10 em Natal, no Rio Grande do Norte. No fim do ano, em dezembro, a enxadrista marcará presença no Sul-Americano de Montevideo, no Uruguai. "Provavelmente ela disputará o Pan-Americano em Orlando, nos Estados Unidos, e o Mundial sub-10, do qual não sabemos a data e o local ainda", projetou Vandré.