Geral

Jornal Arauto divulga nesta quinta-feira resultado urna a urna

5 de outubro de 2016
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Tabelas mostram que Guido Hoff venceu em 48 locais de votação de Vera Cruz e Maiquel Silva em todos de Vale do Sol

    17.384 vera-cruzenses foram às urnas no domingo (2) e escolheram Guido Hoff como prefeito e 11 vereadores para a Câmara a partir de janeiro de 2017. Mas o assunto desta vez não são os eleitos, e sim quantos votos cada um dos candidatos fez em cada uma das seções eleitorais. São 65 seções, mas 57 urnas, em função de algumas seções serem agregadas, ou seja, funcionarem no mesmo local e os votos computados no mesmo equipamento. O Arauto traz, nas páginas do jornal impresso, a tabela completa, decisão urna por urna, tanto em Vera Cruz como em Vale do Sol, dos cargos de prefeito e vereador.
    Em Vera Cruz, três chapas concorreram à Prefeitura e outros 63 candidatos disputaram uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores. Com a tabela que traz o número de votos em cada uma das seções eleitorais de Vera Cruz, o eleitor pode conferir em que local tal candidato teve uma votação mais expressiva, em quais lugares o número de votos foi menor, enfim, fazer inúmeras análises do pleito.
     

    ABSTENÇÃO
    Nesta eleição, o índice de abstenção em Vera Cruz foi de 11,68%, o que representa 2.298 eleitores. Por Vale do Sol, 530 eleitores não votaram. O número representa 6,66%. Em todo o Brasil, 25 milhões de pessoas não viram a urna eletrônica no domingo. Aqueles que não exerceram a democracia e não justificaram o voto correm o risco de serem penalizados. É preciso estar quite com a justiça eleitoral para conseguir financiamento, participar de concurso público, entre tantos outros.

    NAS URNAS
    Em 57 urnas, Guido Hoff foi vitorioso em 48. Em outras oito, Claudério Ferreira venceu. E, em uma urna, Guido e Claudério empataram, cada um com 73 votos. Esta seção fica na Escola Júlio de Castilhos, em Linha Dois de Dezembro. Cira Kaufmann não venceu em nenhuma seção eleitoral. 
    Já por Vale do Sol, Maiquel Silva (PP) venceu em todas as urnas, somando 6.096 votos. O político, de 30 anos, conquistou 86,03% dos votos válidos, entrando mais uma vez para a história de Vale do Sol, já que em 2004 ele foi o vereador eleito mais jovem do Rio Grande do Sul, com 18 anos.