Geral

Sindilojas e Foco Empreendedor promovem capacitação para filhos de comerciários

5 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Nascimento MKT/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Objetivo do projeto é preparar os participantes para o ingresso no mercado de trabalho

    O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) em parceria com a ONG Foco Empreendedor reedita o projeto “Caminhos Profissionais Social Plus”, para capacitação de jovens entre 14 e 17 anos, filhos de comerciários. Ao todo serão 15 encontros, realizados no Sindilojas-VRP, com o objetivo de preparar os participantes para o ingresso no mercado de trabalho. As inscrições estão abertas e limitadas, pois os encontros iniciam no próximo dia 15 de abril.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

    De acordo com a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele Fernandes Arruda, a intenção é oportunizar acesso ao treinamento desenvolvido pela Foco Empreendedor nas áreas de formação social, comportamental, empreendedora e comunicação. “Eles irão aprender dicas de como se comunicar, como se portar diante de uma entrevista de emprego e terão a formação necessária para o desenvolvimento da autoconfiança. Ao todo serão15 encontros, todos realizados aqui no Sindilojas”, explica.

    A capacitação ocorrerá sempre no turno oposto ao da escola e ao final das 60 horas de curso, será realizada uma solenidade de formatura. “Filhos de comerciários, das empresas associadas, são bem-vindos para este curso, que contará com um estágio ao final, no esquema de rodízio com lojas associadas. Além disso, iremos criar um banco de talentos, com os currículos dos participantes”, acrescenta Gicele. Segundo ela, a parceria conta também com a supervisão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Santa Cruz do Sul.

    Para a presidente da Foco Empreendedor, Áurea Binz, com um trabalho consolidado há mais de 12 anos, a parceria do Sindilojas-VRP, no desenvolvimento do Caminhos Profissionais Plus, vem como um projeto piloto para uma nova experiência junto do comércio. “Desenvolvemos em uma das oficinas o despertar da importância deste setor. O projeto é viabilizado por recursos destinados previamente pelo Comdica, e tem 15 módulos e experiências que os jovens irão vivenciar, quer na autodescoberta e na liderança. Estamos comprometidos com esta parceria ímpar”, revela.

    O presidente do Sindilojas-VRP Mauro Spode explica que esta aproximação com a Foco Empreendedor, na intenção e promover a educação para o desenvolvimento de novos talentos para o comércio vai ao encontro dos objetivos da entidade, em fomentar a educação e qualificar a mão de obra que atua no setor. “Este movimento está em nossa base, na nossa trajetória. Tanto é verdade que, no ano passado, fomos o primeiro polo da Faculdade do Comércio do Rio Grande do Sul fora de Porto Alegre. O nosso compromisso é com a educação e a geração de oportunidades para estes profissionais, pois todos ganham com esta parceria”, avalia Spode.

    Atividades iniciam dia 15

    As inscrições para o projeto “Caminhos Profissionais Social Plus” estão abertas e podem ser feitas diretamente com o Sindilojas-VRP, por meio do WhatsApp 98115-1061.  Ao todo serão 15 encontros, realizados duas vezes por semana, a partir do próximo dia 15 de abril. As atividades serão realizadas na sede do Sindilojas, na Rua Ernesto Alves, 714 – Centro de Santa Cruz do Sul, sempre em turno inverso ao da aula.

    Os candidatos são jovens – filhos de comerciários – de empresas associadas da entidade, com idade entre 14 e 17 anos. As inscrições são grátis e ao final do curso haverá uma formatura com certificação para os concluintes.