Geral

Cursos da Unisc estão entre os melhores do Estado, aponta avaliação do INEP-MEC

5 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Super Nova Filmes Produtora/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Resultados alavancam também a nota IGC da Instituição, que passou de 3,30 para 3,55, consolidando a Unisc na faixa 4

    Anualmente o Inep divulga os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Os dados retratam a qualidade dos cursos e das instituições e consideram, na sua composição, aspectos relacionados aos resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), insumos de corpo docente e a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Nesta semana, o INEP divulgou o resultado destes índices e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) mais uma vez obteve resultados positivos e que merecem destaque.

    O Conceito Preliminar de Cursos (CPC)

    O CPC é o principal indicador da qualidade dos cursos no ensino superior no país. Os resultados são expressos em conceitos de 1 a 5, sendo que os conceitos 3 são considerados satisfatórios e os conceitos 4 e 5 afirmam os cursos em nível de excelência. Neste contexto, a Unisc despontou como melhor Universidade da região, tendo alcançado resultados destacados em alguns cursos presenciais:

    • Os cursos de Administração da Unisc ofertados nos campi de Capão da Canoa, Montenegro, Santa Cruz, Sobradinho e Venâncio Aires alcançaram notas 3 e 4 no CPC e o Curso de Administração sede é o 12º melhor entre todos os cursos de Administração ofertados no RS. Em Santa Cruz do Sul é o curso com o melhor desempenho;
    • O Curso de Ciências Contábeis de Santa Cruz do Sul obteve nota máxima e é o segundo melhor curso do Rio Grande do Sul e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e o melhor em Santa Cruz do Sul;
    • Os cursos de Direito dos campi de Capão da Canoa, Montenegro, Santa Cruz, Sobradinho e Venâncio Aires alcançaram notas 3 e 4 no CPC, com destaque para o curso ofertado em Capão da Canoa, que é o 6º melhor do Estado;
    • O Curso de Psicologia obteve nota máxima e é o 3º melhor de todo o Estado;
    •  O Curso de Relações Internacionais, com conceito 4, está na 5º colocação entre 15 cursos ofertados no RS. 

    Já na modalidade EAD, os cursos da Unisc tiveram destaque nos resultados no Estado e todos ficaram acima da média nacional, concentrando os resultados no conceito 4.

    Para chegar às notas, o INEP considera o desempenho dos alunos no Enade a qualificação dos professores e recursos das instituições, como laboratórios. A opinião dos estudantes que fazem o Enade, obtida por meio de um questionário, também é considerada  na composição desses conceitos.

    O Índice Geral de Cursos (IGC)

    Os resultados alcançados no CPC, alavancam também a nota IGC da Instituição, que passou de 3,30 para 3,55, consolidando a Unisc na faixa 4 (escala de 1 a 5). Para esse resultado, os cálculos consideram as notas do CPC dos cursos de graduação e as notas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos cursos de mestrado e doutorado.

    Estes dados reafirmam a Unisc com o nível de excelência reconhecido pelo próprio Ministério da Educação no segundo semestre de 2023 que, ao avaliar a Instituição para fins de recredenciamento, atribuiu conceito 5 em todos os 48 indicadores do instrumento de avaliação do MEC.