Geral

Asta Tornquist é a nova secretária de Educação de Santa Cruz

5 de abril de 2024
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • compartilhe essa matéria

    Em sala de aula, ela foi alfabetizadora, professora de séries iniciais e ensino médio

    Conforme estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina o prazo de afastamento da função de secretário seis meses antes do pleito, no caso, 6 de abril, para os que pretendem concorrer a uma vaga no Poder Legislativo nas eleições de outubro, nessa sexta-feira (5),  a prefeita Helena Hermany nomeou a nova Secretária de Educação. Assume a pasta a professora Asta Neusa Tornquist, representante do PDT, em substituição a Wagner Machado, que estava na função desde outubro de 2022. 

    LEIA TAMBÉM: Combate ao Aedes: Centro e Higienópolis recebem a primeira etapa do fumacê

    O ato ocorreu no Salão Nobre do Palacinho e contou com a presença de dirigentes e filiados do partido, secretários municipais , vereadores e familiares da nova secretária. 

    Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany, inicialmente, agradeceu Wagner Machado por conduzir a pasta até então. “Quero deixar um agradecimento pelo teu trabalho, Wagner. Teu desempenho como secretário teve um envolvimento muito grande, de muita preocupação em fazer o melhor pela educação. Meu muito obrigado”, reconheceu. 

    Na sequência, a prefeita se disse satisfeita pelo fato de a educação continuar com o mesmo partido. “Eu gosto do PDT, porque é um partido que tem gente aguerrida, tem gente que luta, trabalha e levanta a bandeira, e nada mais coerente do que esse partido para seguir na educação”, frisou. 

    Ao final, Helena dirigiu-se à nova secretária e desejou sucesso. “A pasta de educação não poderia estar em melhores mãos, do que nas mãos de uma educadora e professora. Desejo, Asta, que sejas muito feliz aqui conosco, que aqui tenhas um lugar que se sinta bem, porque competência, com certeza, não te falta”, disse. 

    Para o presidente do PDT santa-cruzense, Nilo Rubi Barboza, Asta foi uma escolha unânime no partido. “Ela é uma pessoa que está sempre na linha de frente e sempre trabalhou pela comunidade. Ela tem em seu DNA o trabalhismo e é um nome escolhido por unanimidade”, declarou. 

    O vereador do PDT, Bruno Faller, também se manifestou. “O compromisso do partido, desde sua fundação, é com a educação. Tenho certeza da responsabilidade da nossa representante, e a prefeita Helena pode ter certeza de que a Asta vai trabalhar dentro das diretrizes do governo municipal”, garantiu.  

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Em sua fala, a nova secretária agradeceu a indicação do partido. “É com muita alegria que estou aqui hoje, como indicada pelo partido. Sei que a responsabilidade é grande, mas já transitei por todos os níveis de educação no município e sei do empenho dos colegas educadores em fazer uma educação de qualidade em Santa Cruz. Agradeço ao secretário anterior pelo trabalho e farei o possível para dar sequência e cada vez mais continuar a melhorar a educação de Santa Cruz”, disse ela.  

    Histórico

    Natural de Santa Cruz do Sul, Asta Neusa Tornquist é graduada em Ciências Biológicas, com pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional, e atuou como diretora de escola de educação infantil  e de ensino fundamental. 

    Em sala de aula, foi alfabetizadora, professora de séries iniciais e ensino médio. Também atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem passagem pela Secretaria Municipal de Educação do município de Vera Cruz, onde coordenou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

    Vídeos curtos