Geral

VÍDEO: Gato-do-mato morre atropelado em Santa Cruz

Publicado em: 05 de fevereiro de 2024 às 09:12 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:33
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Espécie é classificada como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza

    Um gato-do-mato foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (5), após ser atropelado na ERS-409, próximo ao Lago Prefeito Telmo Kirst, conhecido como Lago Dourado. O corpo estava no lado direito da rodovia para quem segue no sentido Vera Cruz-Santa Cruz. 

    LEIA TAMBÉM: Caso de vereador que chamou policial de assassino vira processo judicial

    A espécie é classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Ela enfrenta ameaças como a perda de habitat, atropelamentos, caça e doenças transmitidas por animais domésticos. 

    Quando a gente se depara com uma situação dessa, se entristece. Não é só na 409, a BR-471 também é palco dessas tragédias ecológicas. A gente se depara diariamente com esses atropelamentos”, disse um ciclista que utiliza o trecho para prática da atividade física.

    Esse incidente ocorre algumas semanas após um atropelamento de capivara na mesma rodovia, no trecho de Vera Cruz. A capivara, cuja presença é comum em ambientes próximos a rios e áreas úmidas, media aproximadamente um metro de comprimento.

    Na época, o soldado Daniel Scremin, integrante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo, explicou que a presença de animais selvagens na região não é incomum, mas frequentemente passa despercebida pela população.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

     “Nós temos um corredor ecológico que vem da Serra, desce por Barros Cassal, Herveiras e Sinimbu e vem até o rio Jacuí. Esses animais transitam por essas áreas. Nós não percebemos, mas eles estão aí”, disse.