Geral

Moradores da área central de Venâncio Aires seguem realizando limpeza

Publicado em: 04 de maio de 2024 às 10:54 Atualizado em: 04 de maio de 2024 às 16:51
  • Por
    Mônica da Cruz
  • compartilhe essa matéria

    Após uma enchente histórica registrada na área central de Venâncio Aires na última semana, moradores e empresários passaram a quinta e a sexta-feira limpando e reorganizando empreendimentos comerciais e residências.

    O nível do Arroio Castelhano começou a subir ainda na manhã de segunda-feira (29). À noite as ruas já estavam alagadas e o acesso era feito somente através de embarcações, especialmente nos Bairros Morsch e União.

    Os moradores só puderam retornar a partir da tarde de quinta-feira (2), quando as águas começaram a descer, para dar início ao processo de limpeza. A reportagem do Portal Arauto acompanhou os dias de trabalho e nas ruas da cidade era possível ver, além de toda a sujeira carregada pela água, muitos móveis, eletrodomésticos e pedaços de árvores.

    Moradora há 25 anos  da Rua Fernando Abott, no Bairro Morsch, Rosilei Maria Stobben Bender, conta que essa foi a primeira vez que a casa foi invadida por uma enchente. “Dentro do nosso pátio, da nossa casa, nunca tinha acontecido. Em outras vezes veio até a frente da casa, na rua, mas foi o máximo.”

    Ela, o marido e o filho, de 11 anos, ergueram os móveis e tentaram proteger ao máximo os bens pessoais. No entanto, a ação não foi o suficiente. “Perdemos muita coisa. Móveis, eletrodomésticos, a bicicleta nova do meu filho. Que difícil tudo isso. Estamos bem e isso é o mais importante, mas dói ver nossa casa assim”, desabafa.

    A família conta com o apoio dos parentes e dos amigos. As roupas, segundo Rosilei, estão sendo lavadas na casa de sua irmã, assim como a limpeza de outros itens que puderam ser salvos, como pratos, copos e talheres.

    Nível do Arroio Castelhano, que alagou a parte baixa da cidade, começou a diminuir na quinta-feira | Fotos: Mônica da Cruz/Portal Arauto