Geral

Aviação agrícola está autorizada a transportar cargas em apoio aos afetados pela enchente

Publicado em: 04 de maio de 2024 às 21:35 Atualizado em: 04 de maio de 2024 às 21:37
  • Por
    Portal Arauto
  • Apoio em regiões ilhadas tem sido feito com aeronaves | Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
    compartilhe essa matéria

    Com grande parcela das aeronaves do Estado destinadas ao resgate dos sobreviventes e ilhados nas enchentes que afetam o Rio Grande do Sul, a Agência Nacuinal de Aviação Civil (Anac), autorizou o transporte de cargas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores, dentre outras necessidades, por aviões agrícolas. A informação foi confirmada pelo vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.

    De acordo com vice, foi realizada uma conversa com o representate do Sindicato da Aviação Agrícola do RS, que se colocou à disposição para colaborar no envio das aeronaves. “Vamos mandar alguns pontos de georreferenciamento para apresentar os locais em que precisamos enviar estes mantimentos para as comunidades isoladas. Quando houver pista de pouso para aeronaves agrícolas, eles estarão a disposição para realizar esta tarefa”, explicou Gabriel Souza.

    Atualmente, o Vale do Rio Pardo conta com dois helicópteros disponíveis, com a possibilidade de chegada de mais um durante este próximo domingo (5). Estas aeronaves são destinadas ao suporte humanitário. “Em Santa Cruz do Sul não há mais operações de resgate em aberto”, pontuou o vice-governador.

    No Vale do Taquari, no município de Lajeado, são quatro aeronaves, sendo uma do exército, realizando também as missões de resgate. “Nesta região, ainda temos operações de resgate, principalmente no Rio Taquari. Roca Salles, Muçum, Arroio do Meio, Encantado, dentre outros, precisam ainda de resgates de vítimas. Assim, vai além do suporte humanitário. Ainda estamos salvando vidas”, concluiu o vice.