Geral

Vale do Sol programa Dia D de vacinação contra a gripe

4 de abril de 2024
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Imunizante segue sendo a melhor medida contra a influenza. Vírus ainda não foi notificado no município em 2024

    Ocorre no sábado que vem (13), a maior campanha de imunização do ano de Vale do Sol. A equipe de saúde do munícipio estará presente nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Centro, de Faxinal de Dentro e de Alto Trombudo para a aplicação da vacina contra a gripe. Os imunizantes serão disponibilizados para os grupos prioritários. São eles: crianças (a partir de 6 meses), idosos (60+), gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, populações quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário e trabalhadores portuários. As ESFs ficarão abertas das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

    LEIA TAMBÉM: A saúde pelo estilo de vida é um dos assuntos do Painel Arauto

    Conforme explica a enfermeira Carine Hermes, o Dia D visa ampliar o acesso aos imunizantes. “Queremos chamar a atenção para a importância das vacinas, pois manter a vacinação em dia ainda é um dos melhores métodos para minimizarmos os sintomas da gripe e evitarmos algumas outras doenças. A vacinação é fundamental na prevenção e controle destas enfermidades”. Por ora, como explica Carine, a campanha de vacinação contra gripe atenderá apenas o grupo prioritário. E para atualização da caderneta de vacinação todas crianças e adolescentes. 

    Nas ESFs serão disponibilizados, também, todos imunizantes previstos no calendário vacinal nacional.

    Quem deseja se vacinar, precisa levar às ESFs os seguintes documentos: Caderneta de Vacinação, Cartão SUS e CPF.

    Outras datas

    A vacinação segue, no entanto, após o Dia D. Vale do Sol vai disponibilizar os imunizantes até 31 de maio, nas ESFs do município. Nestes casos, o horário de funcionamento das unidades de saúde segue normalmente. 

    De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Vale do Sol, ainda não foi constatado nenhum registro de caso positivo de gripe no município nos quatro primeiros meses de 2024, o que não deve favorecer o descuido e a negligência em relação à vacinação, principalmente com a chegada dos meses mais frios do ano.