Geral

Moradores do Bairro Várzea retornam para começar a limpeza das casas

3 de maio de 2024
  • Por
    Portal Arauto
  • Claudete mostra a marca da água na parede de sua casa | Foto: Eduardo Wachholtz
    compartilhe essa matéria

    Durante a madrugada desta sexta-feira (3), moradores do Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul, começaram a retornar para as suas casas para dar início aos trabalhos de limpeza. A água reduziu bastante nas últimas horas e possibilitou o retorno das pessoas que moram na localidade.

    Na casa de Alencar Vendrusculo, as paredes denunciam o nível da água que alcançou o forro. “Agora, no bom português, vamos jogar os cacos fora. A mobília é de material compensado, não resiste à chuva. Vamos ver o que sobrou, acho que foi só uma geladeira, o resto estragou”, avaliou ao olhar por cima os cômodos da casa.

    Há sete anos ele mora no local, já teve outras experiências com enchentes, mas nada comparado à proporção dos estragos causados durante essa semana. “A água só vinha até a entrada da garagem”, afirmou.

    Claudete Nod foi surpreendida com o estado em que sua casa se encontrava. “Cheguei agora pela manhã e levei um susto com o que vi, com tudo que perdemos. A única coisa que acho que vamos salvar é a televisão da cozinha, que está bem no alto da parede. O resto, freezer, geladeira, cozinha, cama, colchão, guarda louças virado, pratos quebrados, não tem quase nada que sobrou”, declarou.

    Ela é moradora do Bairro Várzea há 20 anos e recordou já ter enfrentado a enchente de 2010. “Mas ficou longe desta aqui porque pegou todo mundo de surpresa”, disse.