Geral

“Já conseguimos resgatar milhares de pessoas”, diz coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires

Publicado em: 03 de maio de 2024 às 10:23 Atualizado em: 03 de maio de 2024 às 13:57
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Foto: Mônica da Cruz
    compartilhe essa matéria

    As equipes de resgate que estão em Vila Mariante, em Venâncio Aires, continuam os esforços, na manhã desta sexta-feira (3) para salvar pessoas ilhadas devido às consequências da enchente que assolou a região desde o último fim de semana.

    O coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Luciano Teixeira, compartilhou um panorama dos trabalhos em andamento. “Estamos aqui desde a madrugada com as equipes de prontidão, temos muitos voluntários aqui com seus barcos, e muitos resgates sendo realizados, com muitas pessoas chegando com vida aqui. Estamos empenhados para conseguir tirar as pessoas o quanto antes  até porque o tempo tá ficando frio e isso pode causar um problema mais grave de saúde“, disse Teixeira.

    Apesar dos desafios, Teixeira também expressou otimismo em relação à situação atual e à projeção para as próximas horas. “A projeção é de muito trabalho. Graças a Deus o nível do rio está baixando. Assim que possível a gente vai ingressando e tendo mais acesso. Vai ser uma sexta-feira de muito trabalho“, afirmou.

    O esforço conjunto das equipes de resgate resultou em progresso significativo. “Ontem foi feito um trabalho intenso. A gente não sabe precisar o número de pessoas que ainda precisam de resgate, mas felizmente ainda são poucos, até porque ontem foi um dia intenso e conseguimos resgatar milhares de pessoas. Então a gente acredita que falta pouco por aqui“, acrescentou Teixeira.

    Às 9 horas desta sexta-feira (3), um novo boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul revelou a dimensão do impacto da enchente: 31 óbitos, 235 municípios afetados, 7.165 pessoas em abrigos, 17.087 desalojados, 351.639 afetados, 56 feridos e 74 desaparecidos.