Geral

Entidades e empresas preparam refeições para pessoas desabrigadas pela enchente

3 de maio de 2024
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Com a situação das enchentes desabrigando centenas de moradores de Santa Cruz do Sul, a solidariedade da comunidade mostra sua face. Diversas empresas e entidades estão se reunindo para produzir refeições quentes a serem entregues nos pavilhões do Parque da Oktoberfest onde as pessoas que precisaram deixar seus lares estão abrigadas.

    No Tênis Clube Santa Cruz dois grupos estão engajados na produção de marmitas. O primeiro grupo foi iniciativa de Rosi da Fontoura, esposa do presidente do clube Álvaro Fontoura. Unidas, as amigas que jogam beach tennis às terças-feiras, Tamara, Jaqueline, Rosi, Micheli, Quitéria e Patrícia fizeram compras e começaram a cozinhar na manhã dessa quinta-feira. Outras pessoas também estão auxiliando a recolher as doações de alimentos.

    No primeiro dia foram cerca de 95 marmitas e, durante a tarde, 85 potes com salada de frutas. À noite, em outra cabana do clube, um grupo formado por 12 homens da turma das quintas também preparou alimentos. E ao meio-dia nesta sexta-feira foram mais 80 refeições para encaminhar ao Parque da Oktoberfest.

    É uma coisa bem legal, é o mínimo que a gente pode fazer considerando tudo que Santa Cruz já deu pelo Tênis Clube e por nós. Considerando que a gente está numa situação, digamos, confortável frente à tragédia, o mínimo que a gente pode fazer é se dedicar e fazer alguma coisa em prol das pessoas que estão desabrigadas“, declarou Álvaro Fontoura.

    Outra entidade que procurou a nutricionista da Prefeitura para contribuir com as refeições foi o Jeep Clube Santa Cruz do Sul. De acordo com o presidente, Silvério Wlach, nesta sexta-feira cinco voluntários prepararam 70 marmitas que foram entregues no Pavilhão 2.

    Há uma lista para que cada dia uma entidade faça algo, para não dar tumulto. Não adianta todo mundo fazer um dia e no outro dia não ter ninguém“, explica. O grupo pretende seguir providenciando as refeições e realizar outras ações conforme forem necessárias para ajudar as pessoas que foram resgatadas.

    Uma mobilização também tem acontecido na Butzge Materiais de Construção. Conforme o empresário, Henrique Butzge, na quinta-feira os voluntários produziram 248 refeições que foram entregues em Santa Cruz, Rio Pardinho e Sinimbu. “No feriado também fizemos cerca de 110. Reunimos os amigos, cada um pegou o que tinha em casa: cebola, tomate, carne, massa, arroz e aí a gente começou a função. Cada um ajudou um pouco com o dinheiro para a gente poder comprar as coisas“, comenta.

    Além dos amigos do Grupo de pesca Laguertos, outras empresas também colaboraram com doações para a produção das marmitas, como funcionários da JTI e da Philip Morris, Cross Life Arroio Grande, Frigorífico Gassen, Santa Poke e Rosa Norte. Com os recursos também foram adquiridos produtos de limpeza, higiene pessoal e água, encaminhados às pessoas que sofreram com as enchentes na região. São cerca de 20 pessoas auxiliando na produção e nesta sexta-feira o objetivo é realizar a entrega de 500 marmitas.

    Vídeos curtos