Geral

Ações solidárias já beneficiaram cerca de 910 pessoas atingidas pela enchente em Venâncio Aires

3 de maio de 2024
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Com o agravamento da situação no município e diante do crescente número de desabrigados, a Prefeitura de Venâncio Aires lançou a campanha Ajuda Venâncio. O objetivo é arrecadar itens para a população atingida pela maior enchente da história da Capital do Chimarrão.

    As famílias estão abrigadas em dois pontos do município: ginásio de Linha Mangueirão, às margens da RSC-287, destinada para quem reside em Vila Mariante e outros distritos do interior; e o ginásio da Sercsate, no Bairro Santa Tecla, para a comunidade que reside na área central, especialmente na parte baixa da cidade.

    Muitos desses moradores abandonaram suas casas e perderam tudo, e agora buscam recomeçar. Para a vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim, a mobilização e a solidariedade é essencial neste momento de reconstrução. “É um momento de união, de recomeço e de estarmos disponíveis para auxiliar quem tanto precisa. Já passamos por outras enchentes e sabemos da força e da solidariedade desse povo querido.”

    Entre os itens de maior necessidade, neste momento, conforme Izaura estão material de limpeza (vassouras, rodos, produtos diversos, panos, baldes, escovões), roupas de cama, cobertas, travesseiros, produtos de higiene (escova e pasta de dente, sabonete, absorvente), água potável e comida não perecível ou de consumo rápido, como bolachas e pães.

    As doações podem ser feitas no Pavilhão São Sebastião Mártir, no Centro, das 7h30min às 17h30min. No local, equipes estão preparadas para receber e separar as doações. Já os atingidos passam por um processo de cadastramento.

    Até o início da noite dessa quinta-feira (2), mais de dez mil pessoas estavam desabrigadas em Venâncio Aires. Como os resgates continuaram sendo realizados na região de Vila Mariante, o número poderá aumentar.

    Vídeos curtos