Geral

Abastecimento de água deve ser normalizado nesta sexta-feira em Vera Cruz

Publicado em: 03 de maio de 2024 às 09:05 Atualizado em: 03 de maio de 2024 às 13:30
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Gilson Becker/Prefeitura de Vera Cruz
    compartilhe essa matéria

    Na noite dessa quinta-feira (2), o prefeito Gilson Becker atualizou a situação sobre o desabastecimento de água em Vera Cruz, que ainda atinge alguns pontos do município. A causa da falta do recurso é o tombamento da rede geral que trazia energia de Santa Cruz para a Capital das Gincanas.

    A falta de energia na captação principal, localizada junto ao Arroio Andréas, tem interferido o processo de captação de água desde a segunda-feira (29). Segundo Becker, a solução encontrada foi a instalação de um gerador no local.

    O chefe do Executivo destacou que, com o nível alto do arroio, a vazão está muito reduzida, o que dificulta ainda mais o restabelecimento normal dos trabalhos. Ele ressaltou também que, conforme a população utilizar a água e abrir as torneiras, o processo de eliminação do ar da rede de distribuição será facilitado. “Nós trabalhamos com 100 litros por segundo e, atualmente, estamos conseguindo captar apenas cerca de 35 litros por segundo. Com isso, acaba demorando um pouco mais para nós estarmos restabelecendo. Se tivéssemos a vazão normal, já teria normalizado tudo”, disse.

    O prefeito conta que há dez anos Vera Cruz não sofria com falta de água e energia generalizada. Todas as equipes do município estão mobilizadas, buscando alternativas para solucionar o problema o mais rápido possível. “A estimativa é que durante esta sexta-feira todas as lojas e bairros do município estejam com abastecimento de água restabelecido. Agradecemos a compreensão da comunidade e os servidores pelo empenho de buscar fazer o melhor nesse momento de dificuldades que estamos passando com as fortes enxurradas”, finalizou.