Geral

Venâncio Aires tem quatro mortes por Influenza A confirmadas

Publicado em: 02 de julho de 2024 às 17:36
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Casos foram confirmados pelo Governo do Estado nesta terça-feira | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Imunização contra a gripe atinge 41% da cobertura vacinal no município

    O Governo Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica, confirmou quatro mortes por Influenza A em Venâncio Aires. Estas são as primeiras mortes em virtude da doença no município neste ano.

    São um homem e três mulheres, todos com mais de 60 anos e com comorbidades, e que tiveram complicações trazidas pelo vírus. Os dados são da Secretaria de Saúde, e foram divulgados nessa terça-feira (2). Todos os óbitos aconteceram no mês de junho, e apenas um deles estava vacinado contra a doença.

    Vacinas contra a doença seguem sendo aplicadas na área urbana e rural do município | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação

    Com relação a imunização, ela segue disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida tem como objetivo evitar os casos de pessoas com doenças respiratórias graves. Conforme a Administração, a imunização ocorre nas unidades de saúde, com sala de vacinas, da cidade e do interior.

    Até o momento, foram aplicadas 14.937 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a 41,03% dos grupos prioritários, que inclui idosos, crianças, gestantes e puérperas.

    Leia também

    Ainda de acordo com o levantamento, desde janeiro foram 177 internações por síndrome respiratória aguda grave, entre os agentes causadores, estão a Covid, vírus sincicial respiratório (que ocorre em crianças, principalmente), e a Influenza A que contabilizou 23 casos confirmados.

    “A vacinação é muito importante devido ao fato que hoje, no cenário de todas as unidades de saúde, a gente tem muitas consultas e superlotação por razão de casos respiratórios e virais. A vacinação contra a gripe é justamente para que nós conseguimos evitar maior número de internações para que as mesmas não acabem virando óbito. Então, a vacinação tem uma importância muito grande para diminuir o número de atendimentos respiratórios, diminuir as internações e diminuir drasticamente o índice de causa de mortes relacionadas por Influenza A”, relata o secretário de Saúde, Alan da Rosa.

    No próximo sábado (6), mais uma ação de vacinação será realizada na Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. A população pode procurar o local das 8h às 12h.