Geral

Vice-governador confirma rompimento parcial da Barragem 14 de Julho

Publicado em: 02 de maio de 2024 às 14:36 Atualizado em: 02 de maio de 2024 às 15:29
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Joel Vargas/GVG
    compartilhe essa matéria

    O vice-governador, Gabriel Souza, que comanda o Gabinete de Crise instalado em Santa Cruz do Sul, confirmou, na tarde desta quinta-feira (2), o rompimento parcial da Barragem 14 de Julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves.

    Ao lado do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, ele alertou que a situação é gravíssima no Rio Grande do Sul. “O rompimento é parcial, mas deve resultar em um rompimento total dessa barragem. Isso significa que muita água vai descer pelo Rio Taquari.”

    Conforme Souza, a água vinda da Barragem 14 de Julho aumentará ainda mais o fluxo de água das enchentes e isso deve ocorrer de forma muito rápida nos municípios que estão abaixo desse ponto. “Isso vale para todos os municípios a partir de Santa Bárbara. A orientação imediata é para que as pessoas saiam de suas casas e subam, além do que já está sendo colocado, mais seis metros pelo menos no nível da água”, salientou.

    O vice-governador esclarece que este é um momento apenas para seguir as orientações para que não haja óbitos nestas regiões.