O Rio Taquari, no Vale do Taquari, alcançou 32,10 metros em Estrela, na madrugada desta quinta-feira (2). A última medição é das 4h. Já em Lajeado, em uma régua improvisada na sede da Prefeitura – uma vez que não há mais acesso às oficiais e que chegavam apenas até 29,92 metros, a marca até então histórica -, o nível chegou a 31,60 metros, às 4h30min.
Com estes dados, o Vale do Taquari registra a maior enchente de sua história. Os dados, ainda preliminares, já que o nível do rio ainda segue subindo, mostram o cenário de calamidade enfrentado na região. Muitos municípios estão isolados, devidos a queda de barreiras, deslizamentos de terras ou interdições de rodovias por questões estruturais ou de segurança.
A BR-386, que liga Lajeado a Estrela foi interrompida em dois pontos ainda na noite dessa quarta-feira (1º). Outras vias de acesso também foram bloqueadas.
Em Venâncio Aires, município que fica entre o Vale do Taquari e Rio Pardo, a marca também será histórica. Isso porque, a água do Rio Taquari desce até o município e chega a região de Vila Mariante e outros distritos do interior.
A Administração Municipal, conforme o prefeito Jarbas da Rosa, se preparava para cota de inundação de 32 metros e uma situação muito pior do que a registrada em setembro do ano passado.
Notícias relacionadas
Alta temperatura favorece o aparecimento de insetos
Biólogo e especialista em Entomologia da Unisc explicou as razões do maior volume surgir no verão e os cuidados
Cavalgada do Bem vai recolher alimentos em Vera Cruz
Iniciativa do CTG Candeeiro da Amizade chega na sexta edição e vai percorrer diversos bairros para arrecadar itens para famílias carentes
Memorial Broenstrup se torna patrimônio público de Santa Clara
Local reúne documentos e objetos que contam a história da antiga fumageira
IPVA em Santa Cruz deve arrecadar mais de R$ 90 milhões
O montante apresentado se refere ao valor integral. Mas, da arrecadação, 50% é do Estado e 50% é do município onde o veículo foi emplacado