Geral

Mais de dez mil pessoas estão fora de suas residências em Venâncio Aires

Publicado em: 02 de maio de 2024 às 13:43 Atualizado em: 02 de maio de 2024 às 15:15
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    O último balanço divulgado pela Prefeitura de Venâncio Aires aponta que mais de dez mil pessoas estão fora de suas residências. A evacuação iniciou na terça-feira (30), quando o nível do Arrio Castelhano começou a subir e os primeiros alagamentos foram registrados na região baixa, especialmente nos Bairros Morsch e União.

    Conforme o prefeito, Jarbas da Rosa, este número corresponde a população da área urbana e também de Vila Mariante e outros distritos, no interior do município.

    Morador de Travessão Mariante, interior da cidade, Claudemir Schreder, estava na casa do filho quando ele e os familiares fora resgatados. Ele conta que em 56 anos residindo na localidade nunca havia visto nada semelhante. “Essa é a primeira vez que subiu tanto. Esta bem maior que ano passado. Na casa do meu filho ainda estava mais tranquilo, mas as minhas coisas, a minha casa eu perdi”, desabafa.

    Dois pontos estão sendo utilizados para abrigar as famílias: o ginásio de Linha Mangueirão, às margens da RSC-287, e o ginásio da Sercsate, no Bairro Santa Tecla.

    “Nosso foco, neste momento, é o resgate das pessoas que ainda não conseguiram sair de suas residências. Estamos fazendo este trabalho com cuidado, pois há riscos para os profissionais e, também para os moradores”, alertou Jarbas da Rosa.