Geral

Três municípios farão turno único no Vale do Rio Pardo

Publicado em: 01 de dezembro de 2023 às 08:00 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:11
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Wellington Rodrigues
    compartilhe essa matéria

    Até agora, Gramado Xavier, Pantano Grande e Rio Pardo adotaram a redução de jornada para equilibrar as contas

    Uma pesquisa conduzida pelo Jornal Arauto nos últimos dias constatou que pelo menos três prefeituras de municípios no Vale do Rio Pardo já adotaram ou devem adotar o turno único de trabalho entre a reta final de 2023 e o início do próximo ano. A redução na jornada é uma forma de economizar recursos e garantir o fechamento de contas para as administrações municipais, mas nos últimos anos cada vez menos administrações optam por esse recurso.

    Das 17 cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), 13 já definiram que não terão a medida, e apenas Santa Cruz do Sul ainda não tem definição a respeito do turno único. Na semana que vem, a Amvarp realiza sua assembleia na sexta-feira, dia 8, quando o tema deverá ser discutido com as prefeituras.

    Vera Cruz

    Em Vera Cruz, conforme o prefeito Gilson Becker, esta já é a segunda gestão que não tem adotado a redução da jornada. Por acreditar que a medida traz prejuízo ao atendimento ao público, o planejamento da Prefeitura não adota o turno único por aqui. “A gente trabalha durante todo o ano buscando ter as contas equilibradas, vai acompanhando o orçamento, com receita, com despesa para podermos continuar com o atendimento ao público em horário normal, em virtude da demanda grande também que tem de trabalhos com relação ao serviço público”, declarou. 

    Vale do Sol

    De acordo com o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, desde 2017 a gestão opta por não adotar o turno único na administração municipal. “Persistimos na busca por soluções que evitem essa medida. Enfrentamos diariamente uma demanda intensa de trabalho, e por isso, desenvolvemos estratégias para otimizar o uso dos recursos financeiros diante da escassez”, explicou.

    LEIA TAMBÉM: Estado começa o trabalho de retirada de entulhos da enchente no Vale do Taquari

    Justificativas

    Entre as demais cidades que não farão a redução na jornada, as justificativas são similares. General Câmara não realiza o turno único desde 2017. Já em Passo do Sobrado, o prefeito Edgar Thiesen não adotou a medida desde que assumiu a gestão, portanto 2021, 2022 e agora 2023 não terão redução.

    Vale Verde, apesar de não ter turno único, não terá atendimento ao público na primeira semana de janeiro para a realização de ajustes na Prefeitura.

    Venâncio Aires não realiza a redução nos últimos anos e conforme a assessoria de imprensa, o prefeito Jarbas da Rosa “acredita na continuidade dos serviços e na gestão dos recursos para atender o ano inteiro com a mesma intensidade e qualidade.”

    O município de Boqueirão do Leão é um caso especial, pois os funcionários acabaram de voltar do expediente de turno único, que havia sido adotado em setembro por conta das fortes chuvas e enxurradas que fizeram muitos estragos na região. Os servidores municipais retornaram ao horário normal na semana passada.

    Quem reduz o expediente

    Entre os municípios que adotaram o turno único neste fim de ano, Gramado Xavier decretou a Lei Municipal 2.242/2023 que define o atendimento em horário reduzido do dia 20 de novembro de 2023 até 20 de janeiro de 2024, com a Prefeitura funcionando das 7 às 13 horas neste período.

    Pantano Grande iniciou a redução em 2 de outubro deste ano e ainda não possui data estabelecida para o término, com previsão de que o atendimento das 7 às 13 horas siga, pelo menos, até o fim de janeiro.

    Em Rio Pardo, a prefeitura anunciou nesta semana a adoção do turno único iniciando nesta sexta-feira, dia 1º, quando entra em vigor o Decreto 095/23, que determina a adesão do chamado horário de verão por parte dos setores do serviço público municipal. Atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde e coleta de lixo, seguem com horário normal.

    Conforme a Prefeitura de Rio Pardo, a adesão ao horário das 8 às 14 horas será realizada até o dia 29 de fevereiro de 2024. A medida tem como objetivo promover o controle das despesas públicas e manter o equilíbrio entre a receita orçada e a despesa fixada. Com a carga horária reduzida, de 30 horas semanais, há redução de material de consumo, combustível, água e energia elétrica. 

    Veja as últimas notícias