Geral

Vice-governador participa de reunião com o Gabinete de Crise em Santa Cruz

Publicado em: 01 de maio de 2024 às 19:30 Atualizado em: 02 de maio de 2024 às 11:55
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara
    compartilhe essa matéria

    O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, chegou a Santa Cruz do Sul no começo da noite dessa quarta-feira para uma reunião com o Gabinete de Crise do município. O encontro está sendo realizado no Palacinho, da Paraça d Bandeira e conta com a presença de autoridades locais.

    Conforme Gabriel Souza, o Governo do Estado está atuando em diversas medidas, mas a prioridade no momento é o resgate de pessoas. “O presidente Lula estará amanhã em Santa Maria, e temos reforçado que não adianta só o apoio, precisamos de mais equipamentos e uma coordenação das forças de segurança federais e estaduais”, declarou.

    Segundo o vice-governador a crise é tão severa que não é possível fazer um comparativo com outros eventos climáticos do passado. “Esse é o pior evento climático da história do Rio Grande do Sul e nós estamos no meio dele, nós não estamos no fim dele, então é importante dizer isso aos gaúchos, ainda temos pela frente dias de muita chuva que vão agravar a situação“, alerta.

    Souza falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelas equipes de resgate, pois há locais ainda que não são possíveis acessar. As aeronaves do Governo do Estado, não podem realizar voos à noite, enquanto os helicópteros da aeronáutica, apesar de serem mais robustos, não podem voar em locais com descargas elétricas.

    Ele alerta ainda para a possibilidade de deslizamentos de terra e inundações, mesmo em locais onde essas ocorrências nunca foram registradas antes. “Os cidadãos que moram em locais próximos de rios, mesmo que acreditem que não serão atingidos, saiam de casa. Vá para a casa de amigos ou familiares ou locais disponibilizados pelas prefeituras para não ser surpreendido durante a noite“, pediu.

    No momento as zonas de risco são as proximidades de rios e arroios, encostas e morros onde podem ocorrer deslizamentos e as rodovias. “Não se locomova pelo território, nada é mais importante que a sua vida. Se deslocar é alto risco e há várias rodovias interrompidas“, completa.

    Além do vice-governador e da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, estão presentes na reunião representantes da Defesa Civil, do do Daer, das secretarias estaduais, além do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), o coronel Giovani Paim Moresco, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Daniel Dalmaso Coelho e o delegado da Polícia Civil Luciano Menezes.