Geral

Vacina contra a gripe amplia o público-alvo a partir desta segunda-feira

1 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Jaime Fredrich/ Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    De acordo com o setor de Vigilância e Ações em Saúde, até o momento foram aplicadas 2407 doses do imunizante contra influenza

    A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza entra em uma nova etapa a partir desta segunda-feira (1º). Iniciada oficialmente no dia 25 de março, atendendo o público idoso acima de 60 anos e trabalhadores de saúde, agora a vacina já está disponível para o segundo grupo, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; e trabalhadores de educação do ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas. 

    Leia também: Homem fica gravemente ferido após ser vítima de agressões em Venâncio Aires

    De acordo com o setor de Vigilância e Ações em Saúde, até o momento foram aplicadas 2407 doses da vacina contra influenza, totalizando uma cobertura de 5,77% do público-alvo.

    A partir de 8 de abril, os demais grupos prioritários (confira lista no final do texto) também já poderão ser vacinados. A campanha se estende até o dia 31 de maio. 

    A vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras imunizações do Calendário Nacional de Vacinação. A aplicação da dose da vacina ocorrerá mediante apresentação de documento que comprove a idade, vinculação com serviço específico (saúde, segurança, educação, etc) ou condição de saúde (comorbidade, deficiência), em conformidade com o Informe Técnico Operacional da Campanha de Vacinação Contra Influenza 2024.

    Pessoas impossibilitadas de se deslocarem, como no caso de pacientes acamados, deverão realizar contato (telefônico, pelo Agente Comunitário de Saúde, e-mail, etc) com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o planejamento de visita da equipe para receberem a vacinação.

    O Dia D de vacinação está programado para 13 de abril, com a abertura de todas as salas de vacinas do município, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

    A influenza provoca infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra o vírus permite, ao longo do respectivo ano, minimizar e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de evitar a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

    A vacina contra a influenza poderá ser feita nos postos de saúde (Estratégias Saúde da Família – ESF e Unidades Básicas de Saúde – UBS), no SIS-Unisc (Avenida Independência, 2293, telefone 37177480) e no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul (Rua Ramiro Barcelos, nº 1054, Centro, telefone 31221450)

    A partir de 08/04:

    • povos indígenas;
    • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
    • pessoas com deficiência permanente;
    • profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
    • caminhoneiros;
    • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
    • trabalhadores portuários;
    • funcionários do sistema prisional;
    • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
    • população privada de liberdade; 
    • população em situação de rua.