Geral

Projeto Samuzinho leva noções básicas de primeiros socorros a estudantes venâncio-airenses

1 de abril de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa começa a ser desenvolvida neste mês entre estudantes do 6º ao 9º anos das escolas municipais

    Depois de capacitar mais de 800 profissionais da Educação com orientações sobre a Lei Lucas, no ano passado, agora a parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e a Prefeitura de Venâncio Aires faz chegar até os estudantes, noções básicas de primeiros socorros através de ações práticas. É o projeto Samuzinho que começa a ser desenvolvido neste mês entre estudantes do 6º ao 9º anos das escolas municipais.

    Leia também: Anunciadas as cinco candidatas que concorrem ao título de Garota Imigrante

    Conforme a enfermeira responsável Patrícia Mello da Silveira, a intenção é orientar os estudantes quanto as noções básicas de primeiros socorros, através de ações práticas e ainda, promover uma reflexão sobre o risco dos trotes ao serviço e a importância do respeito à vida.

    Nessa segunda-feira (1º), a equipe do Samu esteve com o prefeito Jarbas da Rosa e os secretários municipais de Saúde, Tiago Quintana e de Educação, Emerson Henrique, apresentando o mascote do projeto, o Samuzinho. “Com o auxílio de equipamentos, profissionais, a ambulância reserva do Samu e o nosso mascote, Samuzinho, queremos ensinar as crianças os procedimentos corretos a serem realizados em situações como desmaio, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral, ataque de animais peçonhentos, queimadura, afogamento, acidentes, entre outros”, destaca Patrícia.

    O prefeito Jarbas destacou a importância dos projetos e das capacitações nas escolas, especialmente com os alunos que são multiplicadores das informações em suas casas e amigos. “São projetos que salvam vidas e isso precisa do nosso apoio”, destacou o prefeito. O projeto que já tem calendário para abril, começa pelas turmas de 6º ao 9º anos, mas deve se estender mais idades também da rede municipal. 

    Programação: 

    • 09/04 (manhã e tarde) – EMEF Odila Rosa Scherer 
    • 11/04 (manhã e tarde) – EMEF Dois Irmãos  
    • 17/04 (manhã e tarde) –  EMEF Alfredo Scherer  
    • 23/04 (manhã e tarde) – EMEF Cidade Nova 
    • 29/04 (manhã e tarde) – EMEF José Duarte Macedo

    Vídeos curtos