Região

Prefeitura de Venâncio Aires flexibiliza abertura dos comércios

Publicado em: 16 de abril de 2020 às 14:45 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:37
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Novas medidas foram anunciadas em transmissão ao vivo na noite desta quinta

    Após o pronunciamento do governador Eduardo Leite, permitindo aos municípios do interior do Estado a reabertura do comércio respeitando regras impostas por decretos municipais e pela Portaria publicada pela Secretaria de Saúde do Estado, a prefeitura de Venâncio Aires decidiu editar um novo decreto, flexibilizando as normas. Com isso, os estabelecimentos vão poder voltar a funcionar, a partir desta sexta-feira (17). O comunicado foi feito pelo prefeito Giovane Wickert, em transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira (16).

    Entre as principais regras estão o uso de máscaras profissionais em todos os setores do município. Além disso, o número de clientes em cada estabelecimento deve ser limitado ao número de atendentes ou com limite máximo de três clientes por loja. Os lojistas ainda terão a possibilidade de solicitar junto a Prefeitura o aumento do número de clientes. Todas as solicitações serão avaliadas, individualmente, pelo Executivo, levando em conta, principalmente a metragem quadrada de cada local, e outras características. Um cartaz na porta dos estabelecimentos mostrará a limitação de público.

    Salões de beleza, barbearias e clínicas estéticas também poderão ampliar o atendimento, porém, com um atendente por cliente e com agendamento prévio. Academias seguem com a limitação de no máximo três pessoas, com possibilidade de exceções, junto a Prefeitura, para ampliação à um teto de cinco clientes por estabelecimento. Restaurantes continuam limitados à capacidade de 50% do total e bares, o Parque do Chimarrão, eventos, ginásios e campos de futebol seguem fechados ou não permitidos.

    O toque-de-recolher segue mantido no município a partir das 21h e será mais fiscalizado, segundo Wickert. A partir do dia 27, a fiscalização também será intensificada quanto ao uso de máscaras para todos os cidadãos. O prefeito ainda esclareceu que o município está buscando parcerias para distribuição dos EPI’s gratuitamente para a população. O retorno das aulas na rede municipal ainda não foi definido e seguem suspensas até o dia 30.

    O novo decreto tem validade de 15 dias podendo ser prorrogado. Wickert lembrou ainda a conscientização que precisa existir por parte das pessoas para o uso das máscaras e disse que espera uma colaboração da população nesse sentido.

    Confira o pronunciamento na íntegra: