Uma reunião foi realizada nesta segunda em Candelária para tratar sobre o assunto
Bombeiros voluntários da região estiveram reunidos nesta segunda-feira (3) em Candelária para conversar com o senador Luiz Carlos Heinze. Na oportunidade, trataram sobre a nova portaria do Governo do Rio Grande do Sul que impede o atendimento de bombeiros voluntários em cidades vizinhas. Além disso, estiveram em debate os projetos que estão em tramitação em Brasília.
A portaria do Governo do Estado também estabelece que apenas cidades com menos de 15 mil habitantes poderão ter bombeiros voluntários. Os municípios que já têm Corpo de Bombeiros Voluntários e possuem mais de 15 mil habitantes continuarão contando com a corporação. A medida vale apenas para cidades que desejam ter bombeiros voluntários a partir de agora.
De acordo com o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa, a reunião foi de articulação e pedido de apoio do senador que se comprometeu em analisar a situação e auxiliar a corporação na esfera federal. Em relação à portaria estadual e instruções técnicas, ele destaca que os bombeiros voluntários contam com uma frente parlamentar que trabalha para que haja uma regulamentação própria e também uma revisão da portaria. O presidente destaca que se espera uma legislação mais clara.
Até o dia 31 de março, o presidente destaca que o atendimento dos bombeiros permanece igual nos municípios vizinhos nos quais as corporações voluntárias têm um convênio: "Esse convênio é um convênio que o Corpo de Bombeiros Militar quer que a Prefeitura assine com o Estado para que haja a continuidade dos serviços de bombeiros voluntários".
Notícias relacionadas
Empregos com carteira assinada e informais batem recordes
Destaques foram indústria, construção e outros serviços
Uniama Sonho de Leitura encerra as atividades de 2024
A atividade contempla os interesses de alfabetização de um grupo de pessoas idosas
Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Ministro diz que proibição é forma de proteger verba de sobrevivência
Torcida Organizada – Arauto News – 29/11/2024
Projeção da rodada da dupla no fim de semana, Ceisc União Corinthians e a final da Libertadores // Participantes: Eduardo Wachholtz, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Rafael Cunha, Nícolas da Silva, Sandro Viana e Luciano Almeida