Geral

Transporte escolar deve parar durante a recuperação de aulas das escolas estaduais

Publicado em: 16 de dezembro de 2019 às 21:43 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 20:55
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em Vera Cruz, Prefeitura garante serviço apenas até o fim desta semana

    Sem aulas. Assim estão parte das escolas da rede estadual de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e outros municípios da região. A medida foi tomada por professores contrários ao pacote de medidas anunciados pelo governador Eduardo Leite. Aliás, alterações essas que devem trancar a pauta de votações da Assembleia a partir de hoje. Por enquanto, apenas uma proposta das oito matérias do pacote será analisada: o projeto de lei complementar 503/2019, que altera o regime da previdência estadual, aumentando as alíquotas para servidores civis ativos e inativos.

    A votação em relação aos professores ainda é incerta. Com isso, milhares de alunos continuam em casa (confira a situação de Vera Cruz e Santa Cruz abaixo).

    Mas o que inquieta os pais e até mesmo os alunos é quanto ao transporte escolar no período de recuperação das aulas. Em Vera Cruz, o transporte, independentemente se para rede municipal ou estadual, é de responsabilidade da Prefeitura. Conforme o secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, até a sexta-feira, dia 20, o transporte está garantido, embora as aulas nos educandários da rede municipal já tenham encerrado seu calendário na semana passada. “Na sexta-feira vamos nos reunir com a administração e avaliar a continuidade. A tendência é que não tenha transporte”, adiantou ele, lembrando, por exemplo, da necessidade de manutenção dos coletivos, bem como das férias dos motoristas, previstas para o mês de janeiro.

    A SITUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

    Em Vera Cruz, estão com paralisação parcial as escolas Paraguaçu, Walter Dreyer e Frederico Augusto Hannemann. A Escola Mesquita também tem interrupção parcial nas atividades, mas está com o retorno anunciado: nesta quarta-feira, dia 18. Conforme o educandário, as aulas serão recuperadas, incluindo três sábados, e devem se estender até o dia 16 de janeiro. A Escola Vera Cruz está em greve e não tem previsão de retorno. Conforme o diretor, Carlos Jardel Henn, a volta das aulas depende da votação da semana. “Não temos como dizer nada por enquanto”, frisa ele, confirmando participação de aproximadamente 40 profissionais locais ligados ao magistério na mobilização que terá em Porto Alegre nesta terça-feira. 

    Em Santa Cruz do Sul, conforme o CPERS, seis escolas estão com paralisação total: Colégio Monte Alverne, José Mânica, Santa Cruz, Professor José Wilke, Nossa Senhora da Esperança e Sagrada Família. Estão com greve parcial: Ernesto Alves de Oliveira, Goiás, Felipe Jacobus, Monte Alverne, Bruno Agnes, Alfredo José Kliemann, Nossa Senhora de Fátima, Luiz Dourado, Afonso Pedro Rabuske, Nossa Senhora do Rosário, Guilherme Simonis, Polivalente e Petituba. A Gaspar Bartholomay funciona normalmente.