compartilhe >>

Larvas analisadas não são do Aedes aegypti


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/06/2019 10:40
Atualizado 18/06/2019 10:49

Geral Região   TRABALHO PREVENTIVO

A Vigilância Sanitária de Vera Cruz concluiu na manhã desta terça-feira (18), as análises das larvas de mosquitos coletadas durante o mutirão realizado no sábado (15), em alguns bairros de Vera Cruz. Conforme o agente de combate a endemias, Jorne Petry, das 37 amostras analisadas, em nenhuma foi encontrada larvas do Aedes aegypti. Foram 12 amostras para Aedes albopictus e 25 para outras espécies. 

Jorne Petry salienta que estas espécies encontradas não são vistas como um problema, no entanto, é importante destacar que onde foram localizadas larvas do albopictus, considerado o primo do aegypti, o ambiente é propício para o desenvolvimento também do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. "Ou seja, em água limpa", sublinha. 

A orientação é de que a comunidade continue colaborando e mantendo os pátios limpos e onde há plantas que se mantenha seco. Nos pratinhos de vasos, recomenda-se a colocação de areia.

O MUTIRÃO
Divididas em duplas, as agentes comunitárias de saúde junto aos agentes de combate a endemias percorreram os bairros Arco-Íris, Araçá, Leopoldina, Cipriano de Oliveira, Boa Vista, São Francisco e Rincão da Serra. Na ocasião, entre 700 e 800 residências e terrenos baldios foram vistoriados ao longo da manhã e tarde de sábado. No dia 29 de junho, o mutirão acontece nos bairros Centro, Esmeralda, Belo Horizonte, Conventos, Bom Jesus, Imigrante e Linha Capão. Em caso de chuva a ação será cancelada.

Em Vila Progresso, comunidade escolar se mobiliza
Embora esteja livre de infestação, o Município vem realizando ações de prevenção para manter afastado o mosquito transmissor da dengue. Preocupada com a situação em nível regional, em que municípios próximos estão infestados, a direção da Escola Estadual Augusto Frederico Hannemann, de Vila Progresso, se organiza para uma mobilização local com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Grupo de Mulheres e Círculo de Pais e Mestres (CPM), na manhã de segunda-feira (24).

A ação inicia às 8 horas, com palestra para os alunos dos 6º a 9º anos do educandário. Após, por volta das 8h40min, os estudantes partem para o mutirão no entorno da escola. Será um momento de conscientizar a comunidade local, bem como recolher material que possa se tornar criadouro para o inseto. 


Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
Agentes comunitárias de saúde foram dividas em duplas para realizar visitas a imóveis durante o sábado
Agentes comunitárias de saúde foram dividas em duplas para realizar visitas a imóveis durante o sábado