Qual o sentido do Natal?


Publicado em 24/12/2018 11:30 Atualizado em 24/12/2018 11:40 Geral Vídeos Arauto atualidades   REFLEXÃO Fonte: Portal Arauto

No Arauto Atualidades desta segunda-feira (24), véspera de Natal, o Coordenador de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul, Padre Roque Hammes, fala sobre o sentido do Natal.

Cristo vem morar conosco: abra a porta!

 

Durante as quatro semanas do Advento, a Igreja Católica no Rio Grande do Sul repetiu, muitas vezes, o alerta: “Ele vem morar conosco”.

O Menino Jesus veio a primeira vez há 2018 anos atrás, numa abandonada gruta dos arredores de Belém. A partir de lá, apesar de muitas pessoas ainda pensarem que Deus segue pairando nas alturas, Ele não mais se afastou da humanidade. Conforme nos diz o Evangelho de João, “Ele se fez carne e habita entre nós” (Jo ,1,14). Ou, em outros termos, “Ele armou a sua tenda em nosso meio”.

Ele, o Menino Jesus, pode ser visto nas pessoas que sofrem e pedem acolhida. Pode ser visto nas crianças e anciãos abandonados, nas mães que choram a prematura perda dos filhos, nas mulheres e nos homens desempregados, nas famílias sem casa para morar; nos doentes que estão padecendo nos hospitais; nos jovens que se entregam a um amor sem consequências; nas pessoas que perderam o sentido para suas vidas, nos grupos que se unem para lutar por vida digna para todos...

Ele, o Menino Jesus, pode ser buscado na Celebração da Eucaristia, nas orações feitas na comunidade, no aconchego do lar, ao redor do presépio, na escuridão de um quarto ou nos agitos do trânsito.

Pode ser revelado através de um pequeno gesto de amor, de um afetuoso abraço, um aperto de mão, uma palavra de ânimo, um ato de perdão ou um pedaço de pão partilhado.

Para que o Menino Jesus possa ocupar o seu espaço em nosso coração, em nossos lares, nas comunidades e em nossas cidades, é preciso que lhe abramos a porta. O Menino Jesus só entra nas casas em que a porta estiver aberta e onde houver disposição em acolhê-lo.

A todos os amigos e a todas as amigas, desejamos, em nome da Diocese de Santa Cruz do Sul, um Feliz e Abençoado Natal.

 

Pe. Roque Hammes

Assessor de Comunicação da Diocese

PortalArauto










Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB