compartilhe >>

Fenachim abre vendas para expositores


Fonte: Portal Arauto e Fenachim
Publicado 09/10/2018 10:32
Atualizado 09/10/2018 10:41

Região   OPORTUNIDADE

A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) já está com espaços para expositores à venda. A festa ocorre em maio do próximo ano, em Venâncio Aires, com data ainda a ser definida e terá como presidente a ex-Secretária da Cultura e ex-vereadora Cleiva Giovanaz Heck. Os interessados nos espaços podem entrar em contato pelo telefone (51) 9 9945 3299.

O próximo passo da festa é a escolha do novo trio que vai suceder a rainha Daiara Stein e as princesas Nayara Simões e Gabriela Hantt. O concurso está programado para o dia 1º de novembro, no Ginásio Poliesportivo. Os ingressos são vendidos com qualquer uma das 24 meninas que buscam a coroa, pelo valor de R$ 10,00 arquibancadas e R$ 25,00 área vip.

História

A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), quando idealizada no início dos anos 80, pretendia se projetar para muito além da pequena, porém não menos importante, Festa Municipal do Chimarrão, instituída pela lei municipal 666, de 6 de maio de 1970. É que naquela época se pretendia realizar o evento de quatro em quatro anos. Porém, apenas duas edições ocorreram: em 1971 e 1976.

Dez anos depois, surgiu a Festa Nacional do Chimarrão. Uma ideia do então prefeito Almedo Dettenborn e do secretário de Turismo, Ari Vieira Marques, que sugeriu a construção de um Parque para abrigar o evento. A área de 13 hectares, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, foi adquirida em 1984. Logo em seguida, mais dois hectares foram anexados. A 1ª Fenachim aconteceu em 1986. Jader Ribeiro Rosa foi o presidente e contou com o assessoramento da Sebratur, empresa catarinense especializada em grandes eventos. Os destaques foram a inauguração do pórtico de entrada do Parque e as apresentações nativistas. Na segunda festa, Venâncio Aires ganhou o seu pórtico.

A 3ª Fenachim marcou a comemoração do centenário de Venâncio Aires, em 1991. Foi nesta edição que entrou em cena o mascote Venancito. Além disso, o Parque ganhou mais dois hectares, totalizando 17.

Na 10ª edição da festa, o Parque ganhou uma pista de kart, tornando o esporte uma das atrações com maior expectativa na programação.

A 11ª Fenachim contou com um Chimarródromo. No local, os visitantes encontravam a bebida símbolo da festa e tinham a oportunidade de aprender a fazer os mais variados tipos da bebida típica do Rio Grande do Sul, através da Escola do Chimarrão.

Na 12ª Fenachim, o Chimarródromo foi mais uma vez lugar de destaque e ganhou novos redutos, em madeira rústica, pelo Parque Municipal. Os shows nacionais de Michel Teló, Gustavo Lima, Sorriso Maroto e Sambô foram as principais atrações. Nesta edição aconteceu também o primeiro encontro das soberanas do RS e inauguração da pista de skate.

Já a 13ª Fenachim foi marcada pela acessibilidade ao parque durante a semana, quando ou não havia cobrança de ingressos, ou os mesmos eram comercializados a valores simbólicos. 


Foto: Jansle Appel Junior/CUCA Conteúdo
Fenachim abre vendas para expositores