compartilhe >>

Ofício do MTG alerta sobre uso incorreto da indumentária campeira


Publicado 13/03/2018 13:55
Atualizado 13/03/2018 13:56

Geral   TRADIÇÃO

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) emitiu ofício direcionado às lideranças tradicionalistas sobre a necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira. Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação muito grande em relação ao uso incorreto, principalmente da bombacha.

Segundo o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes. "Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos", é colocado no documento.

O assunto foi pauta da última reunião do Reunião do Conselho Diretor do MTG, realizada no dia 3 de março, quando foi aprovado por unanimidade entre os presentes que na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), será exigido rigorosamente o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes. Para os rodeios promovidos pelas entidades filiadas, o prazo para os participantes se adequarem à exigência é até a data da Convenção Ordinária do MTG, em julho.

A regulamentação para as atividades campeiras está estabelecida no artigo 67 do Regulamento Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul e definida pelas Diretrizes da Pilcha Gaúcha do MTG.


Foto: Divulgação
Ofício do MTG alerta sobre uso incorreto da indumentária campeira