# Notícias Gincana 2017

compartilhe >>

Xiruz fala de conflito de ideologias na Guerra Fria


Publicado 28/05/2017 16:13
Atualizado 28/05/2017 20:08

  SEM ARMAS

Olha a explosão! O enredo da Xiruz foi de explosão de animação em vez de guerra. A equipe contou a história da Guerra Fria que, na verdade, não teve luta bélica, mas ideológia entre capitalistas e socialistas. Todo o desfile foi assinado por integrantes da Xiruz. Mais de 200 gincaneiros cruzaram a rua Cláudio Manoel embalados pela melodia de Olha a explosão, de MC Kevinho e Wesley Safadão.

Astronautas representaram a comissão de frente da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos. Como não houve embate bélico, as alas contaram sobre o cenário entre os países envolvidos no conflito ideológico. Embora sem luta, os soldados foram representados em uma das alas. Eles foram sucedidos por um marco da guerra, o muro de Berlim, que no desfile foi retratado em construção pelos operários, assim como a evolução tecnológica em uma das alas. 

O carro alegórico mostrou a briga entre EUA e URSS no que diz respeito aos avanços espaciais. A União Socviética lançou em 1957 o foguete Sputnik. Em 1969, pelos Estados Unidos, o homem chegava à lua. Foi nesse ritmo de briga entre potências para mostrar qual era o sistema mais avançado que a Xiruz fez seu espetáculo ao público.