Equilíbrio


Publicado em 08/09/2017 11:55 Atualizado em 08/09/2017 11:56

Tanto falamos sobre essa palavra tão importante na alimentação. Quando nos aprofundamos a respeito do que realmente estamos comendo e do meio em que vivemos nos assustamos! Afinal, tudo está contaminado!

Mas e aí? Qual a saída? 
A resposta está no equilíbrio!

Nosso corpo sabe eliminar toxinas, desde que você ofereça para ele o substrato necessário para isso. O que são? Os ANTIOXIDANTES!

Mais um estudo veio para comprovar isso:

A carne de hambúrguer forma peróxidos lipídicos durante o cozimento. Após a ingestão, o estômago funciona como um biorreator que gera peróxidos lipídicos que, adicionados a este processo, pode ser inibido quando os antioxidantes são ingeridos juntamente com a carne.

Um estudo foi conduzido para investigar o efeito pós-prandial da adição de 68g de abacate a um hambúrguer sobre vasodilatação e inflamação. Onze indivíduos saudáveis em duas ocasiões separadas consumiram um hambúrguer de 250g sozinho ou em conjunto com 68g de abacate para avaliar os efeitos na saúde vascular. Foi observado uma vasoconstrição significativa 2h após ingestão de hambúrguer, o que não aconteceu quando a carne foi consumida junto com o abacate.

As células mononucleares de sangue periférico foram isoladas de amostras de sangue pós prandial e a concentração da proteína IkBa foi determinada para avaliar os efeitos da inflamação. As 3h, houve uma preservação significativa de IkBa quando o abacate foi consumido com a carne em comparação com a carne sozinha, consistente com a redução da ativação do NF-kappa B (NFkB). A IL-6 aumentou significativamente as 4h em soro pós prandial após o consumo do hambúrguer, mas nenhuma alteração foi observada quando o abacate foi adicionado.

A concentração de triglicerídeos séricos pós-prandiais aumentou, mas não aumentou ainda mais quando o abacate foi ingerido com hambúrguer em comparação com o hambúrguer sozinho, apesar da gordura adicionada e das calorias do abacate. Essas observações são sugestivas de efeitos benéficos antiinflamatórios e vasculares da ingestão de abacate adicionado com hambúrguer.

O planejamento alimentar respeita todas as refeições e não apenas um somatório do dia.

Fonte: Li Z et al; Food Funct. 2013.

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O planejamento alimentar respeita todas as refeições e não apenas um somatório do dia (Reprodução/Nutricionista Camila Mai)





Camila Mai

Nutricionista Camila Mai, especialista em nutrição estética e esportiva tem paixão por NUTRIR. O prazer pela promoção de saúde começou desde cedo, e hoje segue realizando incansáveis cursos de atualização na área. Camila Mai preza pelo estilo de vida saudável! Hoje atende em consultório em Santa Cruz do Sul (Clinica Fina Estampa) e realiza palestras relacionadas a nutrição clinica estética e esportiva. Nutricionista CRN2 9868




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