Espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira
Na manhã desta sexta-feira (13), o Hospital Santa Cruz inaugurou as novas instalações da sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Neonatal. Com abertura oficial prevista para 2 de janeiro de 2025, a modernização do espaço busca ampliar o atendimento especializado para crianças e recém-nascidos.
A nova UTI Pediátrica contará com cinco leitos para crianças entre 29 dias e 12 anos, sendo quatro deles destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já a UTI Neonatal, dedicada a recém-nascidos até 28 dias, terá dez leitos, dos quais oito serão para o SUS. O hospital também oferece uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos para recém-nascidos que, devido ao quadro clínico, não estão em condições de ir para casa, e um Alojamento Materno, proporcionando suporte contínuo às mães que acompanham seus filhos.
De acordo com a responsável técnica pela UTI Pediátrica, Tatiana Kurtz, a separação dos leitos pediátricos e neonatais era uma demanda e representa um grande avanço. “Essa era uma necessidade pela demanda que nós temos de pacientes que nos procuram, o Hospital Santa Cruz, pelas mais diversas patologias. Então, esses pacientes, muitas vezes, chegam em estado crítico com risco de vida e são classificados para que internem em uma unidade de terapia intensiva, que é a UTI pediátrica”, explicou.
Tatiana também destacou que as unidades possuem plantões médicos 24 horas e são formadas por equipes multidisciplinares que contam com médicos e enfermeiros especialistas, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudióloga e nutricionistas. “Além de uma alta tecnologia, existem profissionais extremamente qualificados, especialistas na área, assim como subespecialidades que a gente trabalha em equipe”, afirmou.
A secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, esteve presente na inauguração e destacou a importância do espaço para toda a comunidade regional. “Certamente ganha a população local e regional com este equipamento. […] Crianças que tenham necessidade de cuidados intensivos, a partir de 29 dias, podem ter equipamentos adequados e um espaço preparado para que o tratamento seja resolutivo. E certamente, o Hospital Santa Cruz, com a sua equipe técnica, consegue ter um atendimento de qualidade e vai salvar muitas vidas. Então, está de parabéns a comunidade regional. É mais um passo que estamos dando, onde as mãos se juntaram para resolver um problema e para mover a saúde”, expressou.
Notícias relacionadas
Feira de adoção de animais ocorre neste sábado em Santa Cruz
Ação será na Agropecuária Sandri, entre 9h e 11h30
Rádio Revista – Marília Bittencourt, Cantora
A artista convidada do Rádio Revista nesta sexta-feira foi a cantora Marília Bittencourt. Ela tocou a sua canção autoral Nossa Conexão, uma de cinco músicas de sua autoria que serão lançadas ainda este mês.
Rádio Revista – Yhevelin Serrano Guerin, Professora, e Sara Ester Paes, Gestora de Inovação e Tecnologia
Iniciativa nos Vales marca a criação de um espaço de memórias sobre as inundações. Memorial das Inundações nos Vales – MIVA é um projeto que está sendo desenvolvido pelo programa Inova RS na Região dos Vales.
Prefeitura recebe projeto de intervenção de baixo custo em áreas destruídas pela enchente
O projeto tem módulos com praças com áreas verdes, pista de caminhada e corrida, playgroud, espaços cobertos com bancos, e quadras esportivas